Fiat Strada pode ser uma alternativa em relação aos SUVs compactos?

Atual veículo mais vendido no Brasil, picape reúne características interessantes
Fiat Strada 2023

Fiat Strada 2023 | Imagem: Divulgação

Desde 2021, a Fiat Strada tomou a dianteira no ranking de vendas do mercado brasileiro e parece pouco ameaçada, inclusive pelos automóveis de passeio. 

É justo mencionarmos que ajudou na ascensão da Strada ao topo da preferência dos brasileiros o fato de que suas versões de entrada demandam bem menos semicondutores do que outros veículos mais equipados, o que abrandou os impactos produtivos e favoreceu o ritmo de abastecimento dos concessionários. 

A chegada da opção automática CVT ao portfólio da Fiat Strada, por sua vez, também colaborou para a picape avançar sobre o público de outros segmentos. Um bom exemplo é a categoria de SUVs compactos. 

Vantagens da picape 

Em relação aos principais utilitários esportivos nacionais, a Fiat Strada traz algumas vantagens em especial sob o ponto de vista da robustez. Um bom exemplo reside no fato de que a Strada conta com suspensão traseira do tipo eixo rígido apoiado em molas longitudinais. 

O layout, obviamente pensado para um veículo comercial, pode não ser uma referência em termos de conforto, porém permite acomodar muita carga na caçamba e resiste de forma muito melhor aos buracos e demais imperfeições do piso. 

Portanto, para quem trafega fora do asfalto com frequência, a Strada tende a lidar melhor com a situação do que muitos SUVs. 

É importante dizer que, graças a uma plataforma mais sofisticada, a nova geração da Strada oferece um comportamento dinâmico agradável e seguro, agora com os controles de tração e estabilidade de série em todas as versões. 

Outro ponto peculiar a uma picape, como é o caso, é a versatilidade superior para o transporte de objetos em relação a um carro de passeio. 

Basta colocarmos em perspectiva que a caçamba da Strada cabine dupla tem capacidade para 844 litros de bagagem, volume que nenhum porta-malas de um SUV compacto consegue equiparar. 

Desvantagens 

Um ponto que a Strada cabine dupla exige atenção é o espaço interno. 

Se a caçamba não sofre para levar uma grande quantidade de bagagens, a segunda fileira de assentos da picape está longe de oferecer o mesmo nível de conforto ou área livre para as pernas em relação ao encontramos em um VW T-Cross, por exemplo, modelo que é o SUV compacto mais vendido no acumulado de 2022. 

Claro que a atual Strada cabine dupla é um modelo muito melhor resolvido se comparado com a geração anterior, até pelo fato da picape oferecer 4 portas, mas passageiros de maior porte podem se sentir um pouco apertados no modelo da Fiat. 

Outro ponto é que a Strada cabine dupla automática é oferecida somente com o motor 1.3 capaz de entregar até 107 cv e 13,7 kgfm de torque quando abastecido com etanol. 

O propulsor em questão está mais preocupado em oferecer menor consumo e baixos custos de manutenção – dois pontos fundamentais em um veículo comercial – do que um desempenho superior. 

Mais uma vez tomando como exemplo o VW T-Cross, o SUV é um modelo bem mais ágil graças ao seu 1.0 turbo com injeção direta capaz de entregar até 128 cv e 20,4 kgfm. 

Custo-benefício 

Em termos de custo-benefício, a Strada cabine dupla automática mostra-se uma escolha competente. 

Sua versão mais acessível com a caixa CVT é a opção Volcano, que hoje tem preço sugerido de R$ 120.990 na maior parte do território nacional. 

Além do motor 1.3 e do câmbio automático CVT, a Strada Volcano conta com revestimento interno mesclando couro e tecido, rodas de liga leve aro 16”, trio elétrico, sensor de estacionamento, capota marítima, central multimídia com câmera de ré, ar-condicionado automático digital, entre outros itens. 

O valor posiciona a Strada Volcano CVT entre as configurações Sense 200 TSI (R$ 113.420) e 200 TSI (R$ 133.650) do VW T-Cross e bem próxima ao Hyundai Creta de entrada, no caso a opção Comfort (R$ 122.490). 

No caso do Hyundai, encontramos o eficiente motor 1.0 TGDI com 120 cv e 17,5 kgfm de torque, além de um nível de equipamentos de série equivalente ao da Strada Volcano, porém com o diferencial dos 6 airbags de série. 

Conclusão 

Em sua evolução completa, lançada no Brasil em 2020, a Strada tornou-se um produto muito mais completo. 

Além de preservar os atributos que a tornaram uma excelente escolha para quem precisa de um veículo para o trabalho, a nova geração evoluiu para atender os consumidores em geral, que desejam um carro tão versátil quanto uma picape compacta, mas preservando o conforto, segurança e o padrão de acabamento vistos em um automóvel de passeio. 

Com uma suspensão naturalmente mais robusta e elevada, a Fiat Strada entrega o caráter que muitos consumidores de SUVs esperam encontrar em um carro, aliado à praticidade que só uma caçamba é capaz de oferecer. Contudo, você terá que ceder um pouco em termos de espaço interno e rapidez nas acelerações e retomadas. Se isso é viável para você, então terá na Fiat Strada uma ótima alternativa aos SUVs.  

Fiat Strada 2023

Fiat Strada 2023

Recomendados por AUTOO

Youtube
Nova Chevrolet Spin 2025

Nova Chevrolet Spin 2025

Minivan renovada quer fazer frente aos quase SUVs do mercado
Aviação
Argentina terá caças F-16

Argentina terá caças F-16

Jato supersônico é rival do Saab Gripen, da Força Aérea Brasileira. Veja quantos aviões nossos vizinhos compraram
AUTOO
Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Acompanhe as notícias sobre automóveis do site de forma mais rápida e prática!