Fiat Uno Turbo faz 30 anos com brilho de novo e muito fôlego; veja quanto custa exemplar raro

Hatch esportivo foi lançado no Brasil em 1994 com alguns componentes do Tempra
Fiat Uno Turbo ie

Fiat Uno Turbo ie | Imagem: Reprodução/Lart

Um dos esportivos mais desejados em meados da década de 90 no Brasil era o Fiat Uno Turbo ie (iniezione elettronica, injeção eletrônica em italiano). Um hatch compacto de fábrica com motor turbinado era inédito naquela época e causou rebuliço.

O modelo tinha um motor 1.4 capaz de render 118 cv, quase o mesmo que o venerado VW Gol GTI, mas com 600 cm³ a menos de volume nos cilindros.

VEJA TAMBÉM:

Hoje em dia ainda restam poucas unidades em bom estado, algumas delas à venda, como é o caso do belo exemplar da L´art, disponível em São Paulo. O carro do ano de 1994 vem pintado de vermelho, que brilha como novo e tem todos os detalhes originais, inclusive o toca-fitas da Alpine.

A loja pede R$ 79 mil pela raridade, um dos modelos mais rápidos montados no Brasil no ano em que fomos tetracampeões mundiais de futebol.

O desempenho do Fiat Uno Turbo ie é show de bola. Consegue acelerar de 0 a 100 km/h na casa dos 9 segundos, um feito e tanto para meados dos anos 90. A boa dose de força (24,5 kgfm) também ajudava, bem como o escalonamento do câmbio manual de cinco marchas e a boa relação peso-potência de 8,3 kg/cv.

Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.

Volante do Tempra

Fiat Uno Turbo ie
Fiat Uno Turbo ie com cluster bem completo, volante do Tempra, toca-fitas Alpine e bancos esportivos
Imagem: Reprodução/Lart

Os ajustes desta versão esportiva do Uno também incluíram diversos outros componentes, como o sistema de direção mais direta, além dos freios com discos e tambores do sedã médio Tempra. Também incluíram uma calibragem de suspensão mais firme, o que ajuda dar mais estabilidade nas curvas e evitar que a frente fique "passarinhando" muito nas acelerações.

Além da preparação do conjunto mecânico e estrutural, a Fiat caprichou no visual, com um body kit que incluía para-choques redesenhados, arcos nos paralamas, defletores de ar laterais e traseiros, grade frontal exclusiva e rodas de 14 polegadas diamantadas. Lanternas fumê e ponteira de escape esportiva completavam o pacote de estilo.

Por dentro, o Fiat Uno Turbo ie vem com bancos esportivos com apoios laterais mais largos e com e encostos de cabeça vazados. O estofamento de veludo combina com os cincos de segurança na cor vermelha.

O painel exibia instrumentação analógica bem completa, com manômetro de pressão do turbocompressor em posição central. Além disso, não se esqueram de incluir o volante de três raios, também vindo do Tempra. 

O Fiat Uno Turbo ie teve produção limitada entre 1993 e 1996. Apenas 1.081 unidades foram concluídas, o que já dá uma ideia de quão raro é o hatch compacot.

Como já existem exemplares que passaram dos 30 anos e estão dentro dos padrões originais de fábrica, já podem receber placa preta, como é o caso do exemplar vermelho desta matéria. 

Carlos Guimarães

Jornalista há mais de 20 anos, já acelerou várias novidades, mas não dispensa seu clássico no final de semana