Fiat Weekend sai de linha e marca o fim das station wagons nacionais
Modelo deixa de ser produzido após 23 anos de história; confira trajetória
A Fiat anunciou nesta segunda-feira (27) uma notícia relevante: a última unidade da Weekend deixou a linha de produção em Betim (MG), marcando o fim de uma trajetória de 23 anos do modelo no país.
Segundo a Fiat, ao longo desse tempo foram comercializadas mais de 530 mil unidades da station, que chegou ao mercado como Palio Weekend em 1997. Com o fim da produção, encerra-se também a fabricação de todas os modelos com esse tipo de carroceria no Brasil, segmento que foi atropelado, assim como as minivans, pelos SUVs.
Entre os feitos da Weekend, relembra a Fiat, a station se destacou na categoria por algumas inovações, como a criação de um segmento de mercado com a linha Adventure, os chamados “aventureiros” ou “off-road light”, além de algumas inovações técnicas como o sistema Locker (primeiro veículo 4x2 com bloqueio do diferencial) e uma versão 100% elétrica.
Confira, abaixo, uma rápida trajetória da Fiat Palio Weekend/Fiat Weekend no mercado brasileiro:
1997: o Palio Weekend foi lançado seguindo a tradição de derivar veículos de seu produto principal, neste caso, o Palio. Tecnicamente, a diferença estava na suspensão traseira, com braços arrastados na perua, para assegurar maior conforto e comportamento superior em curvas comparado ao eixo de torção no hatch. O entre-eixos também era seis centímetros maior no modelo familiar. O veículo chegou em três versões e, já em seu quarto mês de vendas, assumiu a liderança do segmento de peruas no país
1999: lançamento da versão Adventure, que recebeu caracterização robusta. Seu sucesso foi tão grande que a linha foi estendida para Idea, Doblò e Strada e virou moda, inaugurando a categoria conhecida por “off-road light”;
2001: chegada da nova Weekend, desenhada pelo estilista italiano Giorgetto Giugiaro;
2004: outra mudança que alterava principalmente a traseira, também promovida por Giorgetto Giugiaro, com amplas lanternas e um estilo mais robusto;
2008: com a reestilização da station, a versão Adventure incorpora o Locker, um componente inédito no mundo: a Fiat é a primeira fabricante de automóveis a lançar um veículo de tração dianteira 4x2 com bloqueio de diferencial. Para aumentar a capacidade de tração, o recurso possibilita superar condiçõe sadversas de terreno com mais desenvoltura.
2008: apresentação do Palio Weekend Elétrico, desenvolvido com a hidrelétrica Itaipu Binacional. O motor tinha potência de 15 Kw (20 cv) e torque de 50 Nm (5,1 Kgm). Alimentado por uma bateria de níquel, situada no fundo do porta-malas, garantia autonomia de 120 Km;
2012: o modelo teve sua última modificação de estilo;
2015: a station passou a ser identificada apenas pelo nome Weekend
Recomendados por AUTOO
![Fiat Strada: qual o segredo de sucesso da picape?](https://i.ytimg.com/vi/icusRSjEAHs/hqdefault.jpg?sqp=-oaymwEcCNACELwBSFXyq4qpAw4IARUAAIhCGAFwAcABBg==&rs=AOn4CLBv43UA8AiRtCZDMb-csvZCYXawXA)
Fiat Strada: qual o segredo de sucesso da picape?
5 pontos que explicam por que o veículo vende tanto até hoje![Embraer revela seu primeiro táxi-voador!](/fotos/Eve_Prototype_01-380x250.jpg)
Embraer revela seu primeiro táxi-voador!
Veículo elétrico ainda não leva pessoas e será testado em voo ainda em 2024![Royal Enfield Guerrilla 450: todos os detalhes e 50 fotos](https://www.motoo.com.br/fotos/2024/7/296_222/royal-enfield_guerrilla-450_2024_19_17072024_60027_296_222.jpg)