Fiat Weekend sai de linha e marca o fim das station wagons nacionais

Modelo deixa de ser produzido após 23 anos de história; confira trajetória
Últimas unidades da Fiat Weekend saindo da linha de produção em Betim (MG)

Últimas unidades da Fiat Weekend saindo da linha de produção em Betim (MG) | Imagem: Divulgação

 A Fiat anunciou nesta segunda-feira (27) uma notícia relevante: a última unidade da Weekend deixou a linha de produção em Betim (MG), marcando o fim de uma trajetória de 23 anos do modelo no país.

Segundo a Fiat, ao longo desse tempo foram comercializadas mais de 530 mil unidades da station, que chegou ao mercado como Palio Weekend em 1997. Com o fim da produção, encerra-se também a fabricação de todas os modelos com esse tipo de carroceria no Brasil, segmento que foi atropelado, assim como as minivans, pelos SUVs.

Entre os feitos da Weekend, relembra a Fiat, a station se destacou na categoria por algumas inovações, como a criação de um segmento de mercado com a linha Adventure, os chamados “aventureiros” ou “off-road light”, além de algumas inovações técnicas como o sistema Locker (primeiro veículo 4x2 com bloqueio do diferencial) e uma versão 100% elétrica.

Confira, abaixo, uma rápida trajetória da Fiat Palio Weekend/Fiat Weekend no mercado brasileiro:

1997: o Palio Weekend foi lançado seguindo a tradição de derivar veículos de seu produto principal, neste caso, o Palio. Tecnicamente, a diferença estava na suspensão traseira, com braços arrastados na perua, para assegurar maior conforto e comportamento superior em curvas comparado ao eixo de torção no hatch. O entre-eixos também era seis centímetros maior no modelo familiar. O veículo chegou em três versões e, já em seu quarto mês de vendas, assumiu a liderança do segmento de peruas no país

1999: lançamento da versão Adventure, que recebeu caracterização robusta. Seu sucesso foi tão grande que a linha foi estendida para Idea, Doblò e Strada e virou moda, inaugurando a categoria conhecida por “off-road light”;

2001: chegada da nova Weekend, desenhada pelo estilista italiano Giorgetto Giugiaro;

2004: outra mudança que alterava principalmente a traseira, também promovida por Giorgetto Giugiaro, com amplas lanternas e um estilo mais robusto;

2008: com a reestilização da station, a versão Adventure incorpora o Locker, um componente inédito no mundo: a Fiat é a primeira fabricante de automóveis a lançar um veículo de tração dianteira 4x2 com bloqueio de diferencial. Para aumentar a capacidade de tração, o recurso possibilita superar condiçõe sadversas de terreno com mais desenvoltura.

2008: apresentação do Palio Weekend Elétrico, desenvolvido com a hidrelétrica Itaipu Binacional. O motor tinha potência de 15 Kw (20 cv) e torque de 50 Nm (5,1 Kgm). Alimentado por uma bateria de níquel, situada no fundo do porta-malas, garantia autonomia de 120 Km;

2012: o modelo teve sua última modificação de estilo;

2015: a station passou a ser identificada apenas pelo nome Weekend 

Fiat Weekend 2017
Fiat Weekend
Imagem: Divulgação

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa