Fiat Weekend sai de linha e marca o fim das station wagons nacionais

Modelo deixa de ser produzido após 23 anos de história; confira trajetória
Últimas unidades da Fiat Weekend saindo da linha de produção em Betim (MG)

Últimas unidades da Fiat Weekend saindo da linha de produção em Betim (MG) | Imagem: Divulgação

 A Fiat anunciou nesta segunda-feira (27) uma notícia relevante: a última unidade da Weekend deixou a linha de produção em Betim (MG), marcando o fim de uma trajetória de 23 anos do modelo no país.

Segundo a Fiat, ao longo desse tempo foram comercializadas mais de 530 mil unidades da station, que chegou ao mercado como Palio Weekend em 1997. Com o fim da produção, encerra-se também a fabricação de todas os modelos com esse tipo de carroceria no Brasil, segmento que foi atropelado, assim como as minivans, pelos SUVs.

Entre os feitos da Weekend, relembra a Fiat, a station se destacou na categoria por algumas inovações, como a criação de um segmento de mercado com a linha Adventure, os chamados “aventureiros” ou “off-road light”, além de algumas inovações técnicas como o sistema Locker (primeiro veículo 4x2 com bloqueio do diferencial) e uma versão 100% elétrica.

Confira, abaixo, uma rápida trajetória da Fiat Palio Weekend/Fiat Weekend no mercado brasileiro:

1997: o Palio Weekend foi lançado seguindo a tradição de derivar veículos de seu produto principal, neste caso, o Palio. Tecnicamente, a diferença estava na suspensão traseira, com braços arrastados na perua, para assegurar maior conforto e comportamento superior em curvas comparado ao eixo de torção no hatch. O entre-eixos também era seis centímetros maior no modelo familiar. O veículo chegou em três versões e, já em seu quarto mês de vendas, assumiu a liderança do segmento de peruas no país

1999: lançamento da versão Adventure, que recebeu caracterização robusta. Seu sucesso foi tão grande que a linha foi estendida para Idea, Doblò e Strada e virou moda, inaugurando a categoria conhecida por “off-road light”;

2001: chegada da nova Weekend, desenhada pelo estilista italiano Giorgetto Giugiaro;

2004: outra mudança que alterava principalmente a traseira, também promovida por Giorgetto Giugiaro, com amplas lanternas e um estilo mais robusto;

2008: com a reestilização da station, a versão Adventure incorpora o Locker, um componente inédito no mundo: a Fiat é a primeira fabricante de automóveis a lançar um veículo de tração dianteira 4x2 com bloqueio de diferencial. Para aumentar a capacidade de tração, o recurso possibilita superar condiçõe sadversas de terreno com mais desenvoltura.

2008: apresentação do Palio Weekend Elétrico, desenvolvido com a hidrelétrica Itaipu Binacional. O motor tinha potência de 15 Kw (20 cv) e torque de 50 Nm (5,1 Kgm). Alimentado por uma bateria de níquel, situada no fundo do porta-malas, garantia autonomia de 120 Km;

2012: o modelo teve sua última modificação de estilo;

2015: a station passou a ser identificada apenas pelo nome Weekend 

Fiat Weekend 2017
Fiat Weekend
Imagem: Divulgação

Assine a newsletter semanal do AUTOO!