Fiesta, aos 35, chega a 15 milhões de unidades vendidas

Produto global da Ford, atual geração do compacto já chegou a 1 milhão de unidades

Ford Fiesta MKI | Imagem: Ford

Entra geração, sai geração, e alguns nomes permanecem intactos. É o caso, além de Golf, Civic e Corolla, por exemplo, do Fiesta. O compacto da Ford começou sua história em 1976, na fábrica de Valência, na Espanha, e completa agora 35 anos de idade e 15 milhões de unidades vendidas mundialmente.

No Brasil, o primeiro Fiesta surgiu em 1995. Era a terceira geração, importada da Espanha e cinco anos atrasada em relação ao lançamento europeu. Tinha um mirrado motor 1.3 litro e versões de 2 e 4 portas. Em 1996 o compacto ganha nacionalidade brasileira, já na quarta geração. Apelidado de “chorão”, tinha como destaque a versão 1.4 16V, de comportamento apimentado. Um facelift é aplicado ao modelo dando-lhe sobrevida até a próxima geração.

Em 2002 estreia a geração do Fiesta batizado hoje de Rocam, para se diferenciar do New Fiesta, o sexto, lançado por aqui no ano passado. Este, segundo a Ford, já alcançou a marca de 1 milhão de unidades vendidas, e é produzido atualmente em Espanha, Alemanha, China, Tailândia e México. Confira aqui nossa avaliação do New Fiesta.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!