Sem dizer textualmente em quais produtos o dinheiro será usado, a Ford anunciou na sexta-feira um investimento de R$ 4 bilhões no Brasil que será feito entre 2011 e 2015.

A montadora informou que ampliará a unidade de Camaçari, na Bahia, a fábrica da Troller, no Ceará, dobrará a capacidade da linha de montagem de caminhões em São Bernardo do Campo e passará a fabricar uma nova linha de motores em Taubaté.

Na prática, esse valor servirá para preparar a fábrica baiana para produzir o novo Fiesta e o facelift do atual hatch, chamado no exterior de Figo. Também será usado para a linha motores Sigma, que estreia no Focus 1.6 no mês que vem, portanto, o dinheiro já está sendo usado.

Resta saber o que será feito em Horizonte, onde fica a fábrica da Troller. Ampliação? Modenrização da linha de montagem? Em compensação é quase certo que Camaçari mude seu mix de produtos.

A ampliação da capacidade será pequena – de 250 mil para 300 mil. Hoje a unidade trabalha em três turnos e imaginava-se que a capacidade crescesse mais. A explicação mais provável é que o novo Fiesta Sedan passe a ser fabricado no México para exportação para os Estados Unidos. O Brasil ficaria com o novo Fiesta hatch e com Fiesta reestilizado, além do EcoSport de nova geração.

Conheça os carros mais vendidos do Brasil nos últimos 10 anos

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/