Ford celebra produção de 350 milhões de veículos em 109 anos de história

Montadora contabiliza seus automóveis desde o seu nascimento, em 1903

Operários comemoram em Rayong | Imagem: Ford

A Ford alcançou na última sexta-feira (31/8) a incrível marca de 350 milhões de veículos produzidos em seus 109 anos de existência. Pelas contas da montadora, tal volume representa um carro fabricado a cada 10 segundos e se todos fossem enfileirados seria possível cobrir duas vezes a distância entre a Terra e Lua. Haja carro, não?

A unidade número 350.000.000° é um modelo Focus de terceira geração (o modelo à venda no Brasil é a segunda geração) produzido na unidade da Ford em Rayong, na Tailândia, que foi inaugurada em maio deste ano.

"A produção do veículo 350 milhões na nova planta em Rayong simboliza o nosso plano de crescer com a montagem de grandes produtos globais em plantas flexíveis e eficientes, não apenas na Tailândia, mas em todos os países do mundo”, afirma John Fleming, vice-presidente executivo de manufatura global, em comunicado sobre a marca histórica.

Ford Focus
Ford

O carro da Ford número 350.000.000 é um modelo Focus de terceira geração; carro foi feito na Tailândia

Quilômetros de história

A trajetória da Ford começou em 1903 com um galpão em Dearborn, no subúrbio de Detroit, nos Estados Unidos, que na época consumiu um capital de US$ 150.000 de doze investidores, entre eles os irmãos John Dodge e Horare Dodge, que futuramente deixariam a marca do oval azul para fundar a Dodge, hoje parte do Grupo Chrysler liderado pela Fiat.

Entretanto, foi em 1013 que a Ford deu seu passo mais importante rumo ao crescimento mundial. Foi neste ano que Henry Ford, o fundador da montadora, criou a primeira linha de montagem para automóveis, no caso o célebre “Model T”, o que permitiu produzir mais veículos em menos tempo e por um preço mais acessível. Era o início da popularização do automóvel.

A Ford também é pioneira no Brasil. A montadora americana foi a primeira empresa da indústria automobilística a se instalar no país, em 1919. Atualmente, a fabricante possui unidades de produção em São Bernardo do Campo e Taubaté, no estado de São Paulo, e em Camaçari (BA), além do campo de provas em Tatuí (SP).

Assine a newsletter semanal do AUTOO!