Ford celebra produção de 350 milhões de veículos em 109 anos de história

Montadora contabiliza seus automóveis desde o seu nascimento, em 1903

Operários comemoram em Rayong | Imagem: Ford

A Ford alcançou na última sexta-feira (31/8) a incrível marca de 350 milhões de veículos produzidos em seus 109 anos de existência. Pelas contas da montadora, tal volume representa um carro fabricado a cada 10 segundos e se todos fossem enfileirados seria possível cobrir duas vezes a distância entre a Terra e Lua. Haja carro, não?

A unidade número 350.000.000° é um modelo Focus de terceira geração (o modelo à venda no Brasil é a segunda geração) produzido na unidade da Ford em Rayong, na Tailândia, que foi inaugurada em maio deste ano.

"A produção do veículo 350 milhões na nova planta em Rayong simboliza o nosso plano de crescer com a montagem de grandes produtos globais em plantas flexíveis e eficientes, não apenas na Tailândia, mas em todos os países do mundo”, afirma John Fleming, vice-presidente executivo de manufatura global, em comunicado sobre a marca histórica.

Ford Focus
Ford

O carro da Ford número 350.000.000 é um modelo Focus de terceira geração; carro foi feito na Tailândia

Quilômetros de história

A trajetória da Ford começou em 1903 com um galpão em Dearborn, no subúrbio de Detroit, nos Estados Unidos, que na época consumiu um capital de US$ 150.000 de doze investidores, entre eles os irmãos John Dodge e Horare Dodge, que futuramente deixariam a marca do oval azul para fundar a Dodge, hoje parte do Grupo Chrysler liderado pela Fiat.

Entretanto, foi em 1013 que a Ford deu seu passo mais importante rumo ao crescimento mundial. Foi neste ano que Henry Ford, o fundador da montadora, criou a primeira linha de montagem para automóveis, no caso o célebre “Model T”, o que permitiu produzir mais veículos em menos tempo e por um preço mais acessível. Era o início da popularização do automóvel.

A Ford também é pioneira no Brasil. A montadora americana foi a primeira empresa da indústria automobilística a se instalar no país, em 1919. Atualmente, a fabricante possui unidades de produção em São Bernardo do Campo e Taubaté, no estado de São Paulo, e em Camaçari (BA), além do campo de provas em Tatuí (SP).

Recomendados por AUTOO

Youtube
Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Modelo ganhou novo visual e alguns equipamentos interessantes. Assista
Aviação
Maior avião brasileira está combatendo incêndios no Pantanal

Maior avião brasileira está combatendo incêndios no Pantanal

Embraer KC-390 da FAB pode ser convertido para avião bombeiro. Veja como funciona
MOTOO
Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Uma das maiores montadoras do mundo, a gigante indiana construiu fábrica própria em Manaus para produção de motocicletas