Ford comemora marca de 850 mil Ka produzidos no Brasil

Compacto foi lançado no mercado nacional em 1997; substituto chega em breve

Ford Ka Sport | Imagem: Divulgação

A Ford está em ritmo de festa porque o Ka chegou a marca de 850.000 unidades produzidas na fábrica de São Bernardo do Campo (SP). O modelo foi lançado no Brasil em 1997 e custava aproximadamente R$ 11 mil. Seu design, baseado na "filosofia" de design New Edge, era despojado e serviu de base para outros modelos, como o Fiesta e o Focus.

Daquela época até os dias atuais, o hatch carrega em seu histórico quatro reestilizações, sendo que a mais profunda ocorreu em 2007, quando ele mudou completamente o seu visual e passou usar a plataforma da picape Courier.

Atualmente, o Ka é considerado o carro 0 km mais barato do Brasil – a marca vende o veículo por R$ 21.240 – e é oferecido em duas versões equipado com os motores RoCam 1.0 e 1.6, ambos flex.

Substituto a caminho

A história do Ka deve ganhar um novo capitulo em breve. A Ford trabalha no desenvolvimento da nova geração, que será baseada no conceito Start, que veio ao Salão do Automóvel em 2010. O novo compacto será global, contando apenas com pequenas mudanças para se adaptar aos mercados em que será vendido.

Além da versão de duas portas, no Brasil, o modelo contará também com as inéditas variantes hatch de quatro portas e sedã que podem, inclusive, aposentar a linha Fiesta RoCam.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!