Eles não estão no topo do ranking de vendas, mas em um segmento tão aquecido e disputado como é o caso dos SUVs compactos, é sempre bom ficarmos atentos em todas as opções que podemos encontrar.
Recentemente o Ford EcoSport e o Peugeot 2008 foram dois modelos que estrearam novidades interessantes, ambos com a chegada de suas linhas 2018 às concessionárias.
Com uma “pegada” mais global, agora oferecido em mercados da Europa e nos EUA, o EcoSport deu uma bela subida de nível em termos de acabamento e qualidade construtiva, pontos em que o modelo deixava a desejar desde o lançamento há mais de 10 anos. Para se tornar competitivo em países maduros, esse salto no projeto do SUV era vital e ainda beneficiou a todos os locais onde o EcoSport é produzido.
Como você confere em nosso vídeo, alinhamos para esta matéria a versão FreeStyle 1.5 automática, a mais procurada do modelo. Além do acabamento, a melhora no conjunto mecânico do EcoSport 2018 foi mais do que desejada (e esperada). O modelo finalmente se despediu do problemático câmbio de dupla embreagem e adotou uma caixa automática convencional com 6 marchas. Se perde na agilidade das trocas, a troca de transmissão confere melhor robustez e confiabilidade ao modelo, qualidades que, convenhamos, são mais desejadas.
Ponto positivo também vai para o eficiente – e novo – motor 1.5 com 3 cilindros. Com um alto padrão de fabricação e usando técnicas e materiais mais sofisticados, a Ford conseguiu retirar do propulsor 137 cv e 16,1 kgfm de torque com etanol, o que lhe confere uma excelente relação de potência específica de 91,5 cv/l, número que quase se equipara ao de modelos com algum tipo de sobrealimentação. Graças à nova combinação, o EcoSport consegue alcançar médias de 10,4 km/l na cidade e 12,8 km/l na estrada, números obtidos com gasolina. Com 1.272 kg, o que não representa um peso tão elevado assim, o EcoSport FreeStyle 1.5 automático consegue acelerar de 0 a 100 km/h na casa de 11,5 segundos, o que já lhe rende um patamar aceitável de desempenho.
Quem também melhorou nos números de consumo e desempenho foi o Peugeot 2008. O modelo não trouxe tantas mudanças quanto o EcoSport, mas a chegada do câmbio automático de 6 marchas foi muito importante para o segundo modelo mais vendido da Peugeot no Brasil. Em termos de consumo, as médias com gasolina saíram de 9,5 km/l na cidade e 11 km/l na estrada para 10,7 km/l e 13 km/l, respectivamente, graças às 2 marchas extras da caixa de câmbio.
Curioso é que ao comparar os números de potência e torque do motor 1.6 16V do Peugeot 2008 você tem a exata noção de como o propulsor 1.5 do EcoSport é eficiente. Lembra-se dos 137 cv do EcoSport? Pois é, mesmo com um deslocamento maior, o 1.6 16V do Peugeot entrega até 118 cv com etanol e 16,1 kgfm de torque, mesmo número do EcoSport 1.5. Não é à toa que, ao volante, a sensação de desempenho nos dois modelos é bem próxima. O Peugeot 2008 automático, por sua vez, alcança os 100 km/h em aproximadamente 12 segundos, tempo similar ao do EcoSport.
Com uma proposta mais esportiva ao volante, o Peugeot 2008 tende a agradar quem prefere conciliar a maior altura em relação ao solo de um SUV com a dirigibilidade próxima a de um hatch ou um sedã. Não que o EcoSport fique devendo em comportamento dinâmico, mas sua posição de dirigir e concepção de uma forma geral da cabine abraça de vez a proposta de um utilitário esportivo, posicionando motorista e passageiros de uma forma mais vertical e valorizando a maior altura do modelo acima do piso.
Seja no EcoSport ou no 2008, em nenhum deles você encontrará cabines muito espaçosas como é o caso do Honda HR-V, por exemplo. Com 4,15 m de comprimento, o 2008 é ligeiramente mais curto que os demais concorrentes, mas pesa a seu favor o entre-eixos de 2,54 m. O EcoSport, por sua vez, tem 4,26 m de um para-choque a outro (levando em conta também o estepe, como bem lembrou nosso leitor Eduardo nos comentários) e 2,51 m de entre-eixos. Em ambos o espaço é apenas razoável para 4 adultos. No porta-malas, um empate entre os volumes disponíveis, com o EcoSport acomodando 356 litros e o 2008 outros 355 litros de bagagem. Não são volumes muito generosos, considerando que os novos Fiat Argo e VW Polo, por exemplo, podem levar 300 litros em seus compartimentos de carga, mas atendem as necessidades de um casal com um filho sem problema.
O que depõe contra o Peugeot 2008 é que em nenhuma de suas versões com o motor 1.6 aspirado você encontrará os controles de tração e estabilidade, importantes atributos de segurança ativa que são itens de série no Ford EcoSport FreeStyle. O EcoSport 2018 também sai de fábrica com 7 airbags em todas as versões, iniciativa que merece elogios.
Já que estamos falando de equipamentos, a lista do EcoSport FreeStyle também é muito rubusta e contempla também o revestimento de bancos que mescla couro e tecido, ar-condicionado automático digital, rodas de liga leve aro 16”, controlador de velocidade de cruzeiro, dentre outros. O modelo também traz como um de seus pontos fortes a terceira geração da central multimídia Sync. Além de câmera de ré e navegador integrados, o Sync 3 conta com suporte ao Apple CarPlay e o Android Auto. Fácil de operar, seja pelos comandos na tela ou por voz, a central multimídia Sync 3 é uma das mais bem resolvidas do mercado.
Se você está disposto a gastar R$ 89.990 em um EcoSport FreeStyle automático, já é possível levar o 2008 em sua configuração Griffe automática (R$ 85.190), como a que você confere em nosso vídeo, ou na opção Crossway de R$ 87.190. Em sua versão mais cara, o 2008 traz itens como o teto panorâmico de vidro, 6 airbags, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e central multimídia com câmera de ré além do Apple CarPlay e Android Auto.
É inegável que o custo-benefício do Peugeot 2008 é bem convidativo, até mesmo porque sua versão Griffe já conta com vários dos equipamentos mencionados no parágrafo anterior, mas apesar de mais caro o Ford EcoSport FreeStyle entrega um patamar de segurança muito mais elevado. O EcoSport também conta com um conjunto mecânico mais eficiente que o 2008 1.6 automático e conta também com um pacote de revisões um pouco mais barato, somando R$ 1.616 até os 30.000 km enquanto a Peugeot pede R$ 1.662 para as inspeções do 2008 no mesmo período.
Por tudo isso, o Ford EcoSport em sua versão FreeStyle 1.5 automática pode não representar o modelo mais recente no segmento, mas recebeu uma excelente atualização para a linha 2018 e se firma, pelo menos em nosso comparativo, como uma compra mais interessante em relação ao 2008.
Ficha técnica
Ford EcoSport 2018 FreeStyle 1.5 12V flex automático 4p | |
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Preço | R$ NaN (10/2019) |
Categoria | SUV compacto |
Vendas acumuladas neste ano | 24.035 unidades |
Motor | 3 cilindros, 1497 cm³ |
Potência | 130 cv a 4500 rpm (gasolina) |
Torque | 15,6 kgfm a 6500 rpm |
Dimensões | Comprimento 4,269 m, largura 1,765 m, altura 1,693 m, entreeixos 2,519 m |
Peso em ordem de marcha | 1272 kg |
Tanque de combustível | 52 litros |
Porta-malas | 356 litros |