Ram nacional será a picape mais rápida produzida no Brasil, adianta marca

Novidade poderá desbancar até mesmo modelos importados como Ford Maverick e VW Amarok V6? Confira análise
Imagem oficial da aguardada picape nacional da Ram ainda camuflada

Imagem oficial da aguardada picape nacional da Ram ainda camuflada | Imagem: Divulgação

Assunto que movimentou a semana passada, a Ram anunciou que sua aguardada picape nacional vai trazer sob o capô o motor 2.0 turbo com injeção direta que integra a família GME (Global Medium Engine). 

No mesmo anúncio sobre a motorização, a Ram ainda antecipou que “a picape será a mais rápida produzida no Brasil”, o que deixa claro o nível de performance que podemos esperar para o modelo. 

Hoje em dia temos na Ford Maverick a referência em termos de desempenho ao levarmos em conta todas as picapes comercializadas no Brasil. 

O modelo da Ford, que conta com motor 2.0 turbo de 253 cv, é capaz de alcançar 100 km/h em rápidos 7,2 segundos, oferecendo ainda câmbio automático de 8 marchas e tração integral. 

Entre as picapes de médio porte, uma boa referência em termos de desempenho é a VW Amarok, que acelera até 100 km/h em apenas 7,4 segundos com seu motor 3.0 V6 turbo diesel de 258 cv sob o capô. 

Vale a observação de que tanto a Maverick quanto a Amarok são importadas. Enquanto a representante da Ford chega ao Brasil proveniente do México, o modelo da VW é produzido na Argentina. 

Entre as picapes nacionais, temos na Renault Oroch Outsider com motor 1.3 turbo uma boa referência em termos de performance, registrando 9,8 segundos para alcançar 100 km/h com seu motor de 170 cv. 

Detalhe do motor 2.0 turbo, também conhecido como Hurricane 4, que será aplicado na Ram nacional
Detalhe do motor 2.0 turbo, também conhecido como Hurricane 4, que será aplicado na Ram nacional
Imagem: Divulgação

A representante da Renault é a única picape hoje fabricada no Brasil capaz de alcançar 100 km/h em menos de 10 segundos. 

É possível inferir que certamente a nova picape da Ram deverá ter dados de performance muito mais alinhados com a Maverick do que com as representantes nacionais da classe, podendo até superar a rival da Ford. 

O motor 2.0 turbo GME aplicado no Jeep Compass norte-americano conta com uma calibração “abrandada”, por assim dizer, oferecendo por volta de 200 cv. No Jeep Wrangler vendido no Brasil, por sua vez, o propulsor oferece 272 cv, deixando claro que existe uma boa margem para a Ram alcançar o melhor compromisso entre performance e consumo para seu futuro modelo nacional. 

Não sabemos ainda se o propulsor 2.0 GME a ser aplicado na picape Ram produzida em Goiana (PE) vai aceitar apenas gasolina ou já será flex desde a estreia, o que poderá trazer ganhos para os dados de potência e torque. 

Também especula-se nos bastidores que a futura Ram nacional poderá ter versões diesel para complementar a gama.  

Entre outros pontos, os executivos da Stellantis envolvidos no projeto da Ram nacional antecipam ainda que a picape vai oferecer alto nível de acabamento e tecnologia, prometendo apelo luxuoso para a novidade. 

Somando tudo isso à performance superior que o modelo deverá entregar, certamente a futura Ram nacional poderá mexer bem com o segmento de picapes no Brasil. A conferir. 

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