Ginetta Akula: o carro de rua com o toque de um carro de corrida

Aguardado esportivo da Ginetta foi um dos destaques do Salão de Genebra
Ginetta Akula

Ginetta Akula | Imagem: Divulgação

Famosa por seus carros de produção completamente artesanal e alta performance, a Ginetta aproveitou o Salão de Genebra para revelar mais detalhes de sua mais recente e exclusiva criação: trata-se do Akula, nome que significa tubarão em russo (e também identifica um tipo de submarino nuclear de ataque) e já nos dá sinais claros sobre a proposta desse novo esportivo.

De acordo com a Ginetta, a grande sacada do Akula é oferecer aos seus motoristas a mesma sensação de estar a bordo de um carro de competição, para tanto aplicando no novo modelo muitos recursos e técnicas construtivas de bólidos criados para as pistas.

O Ginetta Akula não se vale de um conjunto propulsor híbrido para entregar doses cavalares de potência e torque, mas flerta com o baixo peso para entregar nível de desempenho e controle dinâmico singulares.

O esportivo pesa 1.150 kg e será movido por um 6.0 V8 com mais de 600 cv e 70 kgfm de torque. O câmbio é do tipo sequencial de 6 marchas e a tração ocorre somente nas rodas traseiras. Com praticamente toda a estrutura feita em fibra de carbono (até o cardã utiliza o material para redução de peso), esse é um dos segredos do Ginetta Akula para entregar uma performance radical.

A Ginetta não declara o tempo de 0 a 100 km/h do Akula, mas adianta que a velocidade máxima é de 320 km/h e o desempenho do modelo é condizente com modelos como o Porsche 911 GT2 RS, entre outros.

O modelo custará 340.000 libras, pouco mais de R$ 1,7 milhão, e, de acordo com a fabricante, grande parte das somente 20 unidades que serão produzidas em 2020 já tem um comprador definido. Muitos deles, aliás, sequer esperaram a apresentação do carro para efetuar a compra.

Além de um controle dinâmico que promete ser muito diferenciado, o Ginetta Akula ainda conta com freio de carbono-cerâmica, diferencial traseiro com deslizamento limitado do tipo Torsen e confortos como câmera de ré e sensores de estacionamento para ninguém machucar essa preciosidade... 

Recomendados por AUTOO

Youtube
Picape Fiat Titano

Picape Fiat Titano

Estreia da marca no segmento onde a Hilux domina, mas será que dá para peitar a Toyota?
Aviação
Rússia fabrica mais caças Su-34 enquanto Ucrânia destrói outros

Rússia fabrica mais caças Su-34 enquanto Ucrânia destrói outros

Mais um lote do jato de combate foi entregue, mas Força Aérea ucraniana diz ter destruído seis jatos russos em ataque de drone
AUTOO
Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Acompanhe as notícias sobre automóveis do site de forma mais rápida e prática!