GLA ganha tempero esportivo da AMG

SUV compacto da Mercedes-Benz tem o motor 2.0 mais potente do mundo, com 360 cv

Mercedes-Benz GLA45 AMG é o novo esportivo da companhia alemã | Imagem: Divulgação

O GLA45 AMG era previsto para ser apresentado no Salão de Detroit, evento que começa dia 13 nos Estados Unidos. Mas a marca alemã se antecipou e mostrou antes a versão esportiva do GLA (um dos modelos que será fabricado no Brasil) em fotos oficiais e ainda divulgou alguns de seus seus aspectos técnicos.

O novo esportivo da Mercedes-Benz traz sob o capô o motor 2.0 turbo, capaz de gerar 360 cv e torque de 46 kgfm. O bloco, que é o mesmo que equipa seus irmãos A45 AMG e CLA45 AMG, é o motor 2 litros mais potente do mundo produzido em série.

O utilitário esportivo compacto da Mercedes é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos e tem velocidade máxima limitada eletronicamente em 250 km/h. Outros componentes que auxiliam o comportamento esportivo do GLA45 AMG são sua tração integral e a transmissão automática de sete velocidades com sistema de dupla embreagem. Em relação ao GLA convencional, o esportivo ainda recebeu suspensões esportivas e sistema de freios de alta performance.
 
Veja também: Novo Mercedes Classe S chega ao Brasil com muito luxo na bagagem

Já para às modificações estéticas em relação ao modelo mais “manso”, a Mercedes optou por ser sútil no GLA45 AMG. Quatro saídas de escapamentos, ao invés de duas, difusores redesenhados e grade frontal com uma barra horizontal, ao invés da grade com barras duplas, estão entre as mudanças mais notáveis. Entradas de ar maiores e rodas aro 19" (20" são oferecidas como opcional), também fazem parte do pacote.

O interior, apesar de ter tido apenas uma foto revelada, parece ter sofrido as alterações mais profundas. Painel com revestimento em fibra de carbono (item também opcional), bancos esportivos e diversos detalhes em vermelho, dentre outras novidades, dão um toque a mais no GLA45 AMG. Mas, a mudança mais significativa parece ter sido a do câmbio, que saiu da coluna de direção para agora habitar o console central.

Veja também: Todos os carros serão autônomos até 2050, aponta consultoria

A Mercedes-Benz afirmou que o GLA45 AMG será lançado no mercado em julho deste ano, provavelmente primeiro na Europa e Estados Unidos. O preço da máquina, porém, ainda não foi revelado.