Sucesso no Brasil, GM desiste de lançar o Chevrolet Onix Plus no Oriente Médio

Entenda os motivos que levaram a gigante norte-americana a rever seus planos para o sedã compacto
Chevrolet Onix Plus 2021

Chevrolet Onix Plus 2021 | Imagem: Divulgação

Uma decisão de certa forma inesperada afetou os planos do Chevrolet Onix Plus em sua estreia programa para os mercados do Oriente Médio.

De forma repentina, a GM anunciou nesta semana que vai cancelar os planos de lançar o modelo na região, suspendendo todos os processos de treinamento de rede, testes de campo e importação das primeiras unidades. A decisão afetou em cheio os planos da fábrica da Chevrolet em San Luis Potosí, no México, que seria responsável pela exportação do modelo. A unidade, inclusive, já estava com todo o planejamento de produção pronto para ser executado.

Em seu comunicado oficial, a GM detalha que a decisão ocorreu tendo por base a necessidade de “colocar foco em futuros investimentos nos segmentos de elevada demanda”, acrescentando também que a escolha de suspender a oferta do Onix três volumes no Oriente Médio foi tomada após ouvir feedbacks dos potenciais consumidores do modelo na região.

Nos bastidores, é apontado também que os impactos negativos da pandemia da Covid-19 no caixa da subsidiária local foi um dos motivos que levou ao cancelamento da estreia do Onix Plus no Oriente Médio. Além disso, o segmento de sedãs compactos por lá está se tornando cada vez menor em termos de participação de mercado e os modelos não permitem margens de lucro muito generosas para as marcas por conta do preço mais competitivo.

Logo, a tendência é que a GM dedique mais atenção para sua linha de SUVs, como o Chevrolet Captiva, e picapes full-size. As marcas Cadillac e GMC, de apelo premium e com veículos mais caros, também devem ocupar postos centrais da nova estratégia do conglomerado no Oriente Médio.

Apesar da demanda cada vez maior por SUVs, o Onix Plus conquistou uma posição de destaque no mercado brasileiro. Muito bem aceito, assim como o irmão hatchback, o três volumes fechou 2020 como o terceiro automóvel mais vendido do país, por pouco não formando uma dobradinha com o Onix.

De qualquer forma, a decisão da GM envolvendo o Oriente Médio deixa explícito o fato de que, para uma grande montadora, só é interessante permanecer nos segmentos de hatches e sedãs compactos se os volumes de venda alcançarem números robustos, caso contrário a pequena margem de retorno não justifica a presença nessas categorias.

Chevrolet Onix Plus 2021
Chevrolet Onix Plus 2021
Imagem: Divulgação
Assine a newsletter semanal do AUTOO!