A GM anunciou uma novidade muito relevante neste 1º de abril. As novas gerações dos Chevrolet Tracker e Trailblazer serão apresentadas na edição deste ano do Salão de Xangai, mostra que abre ao público no próximo dia 16. O fato é muito relevante para nós, brasileiros, uma vez que a dupla também é oferecida por aqui.

Em um curto comunicado para a imprensa acompanhado de um teaser, a divisão chinesa da GM adianta que os novos “Tracker e Trailblazer adotam as mais recentes tecnologias da Chevrolet em termos de propulsão, conectividade inteligente e segurança”.

A nova geração do Tracker será um modelo muito importante para a Chevrolet aqui no Brasil, uma vez que deverá posicionar a marca de uma maneira mais sólida para encarar rivais como o Hyundai Creta, Honda HR-V, Nissan Kicks, Jeep Renegade e demais SUVs compactos. A categoria ganha cada vez mais participação de mercado e, para qualquer marca que deseja ser competitiva aqui e no mundo, precisa ter um modelo verdadeiramente competitivo dentro do segmento.

O novo Tracker recentemente vazou em algumas imagens na China, o que já nos permite ter uma boa noção do que vamos encontrar no modelo produzido aqui. O design do modelo, assim como visto no sucessor do Prisma antecipado na China, adotará traços mais esportivos. Pela silhueta da nova geração do Trailblazer, podemos dizer que o SUV grande deverá seguir pela mesma linha.

A próxima geração do Tracker é baseada na nova arquitetura global da marca para veículos compactos destinados à mercados emergente (GEM), plataforma que também sustenta os novos Onix e Prisma. O hatch e o sedan em suas respectivas novas gerações deverão chegar ao mercado até o fim deste ano. O novo Tracker, por sua vez, deverá ser uma aposta da GM Mercosul para 2020. Fato é que a marca Chevrolet passará por uma renovação completa na gama até 2022, quando 20 produtos inéditos da fabricante terão chegado ao mercado local.

Sobre o Trailblazer, a nova geração do SUV grande também não deverá levar muito tempo para começar a ser produzida no Brasil. O Trailblazer é oferecido aqui desde novembro de 2012, recebendo uma atualização visual em maio de 2016. Com isso, uma boa aposta seria a estreia da nova geração do Trailblazer por aqui também em 2020 em conjunto com o Tracker.  

Atualização (2/4 às 14h36): a GM entrou em contato com o Autoo para explicar que o Trailblazer que será apresentado na China não se trata do mesmo modelo produzido no Brasil. Segundo a fabricante, o Trailblazer chinês é um produto local pensado para atender demandas de mercado específicas.  

Suposta imagem do Tracker
Suposta imagem do Tracker
Imagem: Reprodução internet

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/