Golf R 20 Years: versão mais potente já produzida do hatch é revelada

Divisão esportiva da Volkswagen começou a trabalhar no modelo a partir da quarta geração
Novo Golf R 20 Years ao lado do clássico Golf R32 2003

Novo Golf R 20 Years ao lado do clássico Golf R32 2003 | Imagem: Divulgação

Em tempos onde verdadeiros hatches esportivos estão se preparando para chegar ao mercado brasileiro, não custa nada acompanharmos o que algumas marcas estão preparando no exterior. 

Uma notícia interessante chega da Volkswagen por meio de sua divisão R, especializada na criação de modelos esportivos. 

O braço da marca alemã anunciou a série especial Golf R 20 Years, que comemora o período em que a divisão está preparando configurações mais do que especiais para o hatch médio. 

O primeiro Golf com a chancela R foi baseado na quarta geração do modelo, no caso trazendo sob o capô nada menos do que um motor 3.2 V6 e tração integral, dando origem, à época, ao Golf R32. 

Avançando para este ano, o Golf R 20 Years toma como base o motor 2.0 turbo (EA888), porém com uma calibração especial para a nova opção. 

Desempenho

O time da Volkswagen R elevou a potência para 328 cv, 22 cv a mais do que o Golf R convencional sai de fábrica, tornando a série especial comemorativa a opção mais potente do Golf já criada. 

A melhora na potência leva o Golf R 20 Years a acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,7 segundos e a velocidade máxima é de 270 km/h. 

Já apontado pela própria VW como um carro colecionável, o Golf R 20 Years ainda conta com alguns diferenciais. 

Diferenciais

Um deles será o “Emotional Start”, que efetua uma pequena aceleração do motor até 2.500 rpm no momento da ignição para “elevar a antecipação de uma típica experiência de condução R”, pontua a divisão esportiva da VW. 

Além disso, o Golf R comemorativo, quando conduzido com o câmbio nas posições S ou S+, traz um acerto especial para que a transmissão realize trocas ainda mais rápidas. 

Outro ajuste reside no turbocompressor, que foi reconfigurado para operar a uma velocidade constante mesmo com o carro sob aceleração parcial, o que torna as respostas mais rápidas em uma eventual solicitação de kickdown

Pela primeira vez em um Volkswagen, o Golf R 20 Years contará com finalização do painel das portas em fibra de carbono, enquanto, na parte traseira, o hatch traz um spoiler especial para o novo catálogo. 

Com tiragem limitada (a VW não revelou o volume), a comercialização do Golf R 20 Years em mercados específicos terá início a partir de junho deste ano.