Governo dos EUA quer tornar câmera de ré item obrigatório

Até 2018 todos os carros vendidos no país devem ser equipados com o sistema; 210 pessoas morrem por ano atropeladas por carros em marcha ré

Câmera de ré de estacionamento | Imagem: Reprodução

O governo dos Estados Unidos quer que, a partir de 2018, a câmera de ré seja um item obrigatório em todos os veículos vendidos nos país. O projeto foi apresentado na última segunda-feira (31) pelo órgão que regulamenta os transportes, National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), a fim de evitar colisões e atropelamentos, especialmente de crianças que estejam atrás do carro e, por conta da baixa estatura, não são vistas pelos motoristas pelos retrovisores.

Em 2013, o equipamento passou a ser recomendado, no entanto, associações ligadas à segurança nos transportes entraram na Justiça para que o item se tornasse obrigatório, e não apenas recomendado pelo governo.

Com a nova proposta estima-se que 10% dos carros tenham o equipamento até maio de 2016 e este percentual deve subir para 40% em 2017. Por fim, até maio de 2018 todos os veículos com até 4.500 kg serão obrigados à portar o dispositivo de imagem. Isso inclui todos os segmentos, automóveis, vans, caminhonetes, caminhões e ônibus.

Veja também: AUTOO avaliou o Park Assist, sistema que estaciona o carro sozinho

De acordo com um estudo realizado pelo departamento em 2010, cerca de 200 mortes e 15 mil feridos em manobras de ré são registrados todos os anos no país. Cerca de 30% das fatalidades foram com crianças com menos de 5 anos e 26%, de adultos com mais de 70 anos.

A NHTSA acredita que entre 59 e 69 pessoas sejam salvas por ano com a obrigatoriedade e estima que o custo adicional por veículo equipado com o sistema de câmera traseira seja em média de US$ 140.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Strada: qual o segredo de sucesso da picape?

Fiat Strada: qual o segredo de sucesso da picape?

5 pontos que explicam por que o veículo vende tanto até hoje
Aviação
Embraer revela seu primeiro táxi-voador!

Embraer revela seu primeiro táxi-voador!

Veículo elétrico ainda não leva pessoas e será testado em voo ainda em 2024
MOTOO
Royal Enfield Guerrilla 450: todos os detalhes e 50 fotos

Royal Enfield Guerrilla 450: todos os detalhes e 50 fotos

Conheça preço, ficha técnica, desempenho, motor cores e versões da moto confirmada para o Brasil