Itens que podem salvar a sua vida

Alguns equipamentos passam longe do supérfluo e podem salvar a sua vida e a da sua família

O modelo top vem com sensor de objetos em pontos cego | Imagem: Citroën

Está chovendo. O GPS indicava que precisávamos seguir em frente na estrada, mas isso foi antes de acabar o sinal. Estamos perdidos, a chuva aumenta, a noite fica mais escura do que a própria noite. De repente uma luz de freio, perto demais, muito perto, vai bateeeer...

Mas o carro parou. O meu carro. E eu não pisei no freio, não a tempo. Mas, o que aconteceu? O carro previu o acidente e diminuiu a velocidade, evitando assim à colisão, o acidente, a tragédia?

Realidade ou ficção?

O assustador cenário descrito acima, infelizmente, poderia acontecer com qualquer um, muitas vezes com um desenrolar mais traumático do que o do conto. O Centro Brasileiro de Estudos Latinos Americanos revelou que, nos últimos 30 anos, as mortes por acidentes de trânsito beiram 1 milhão, apenas no Brasil.
 
Mas as tecnologias necessárias para evitar o choque em situações semelhantes à descrita acima já existem. No caso da Mercedes Benz, por exemplo, o sistema que trabalharia nessas circunstâncias se chama Assistente de Freios Adaptativo e está presente em modelos como o luxuoso S60.

Conheça 5 tecnologias já comercializadas que podem salvar a sua vida e a da sua família:

Controle de Cruzeiro Adaptativo:

Sensores e câmeras monitoram a região à frente do veículo e o seu entorno, calculando a todo o momento a distância que o automóvel tem que ficar do veículo da frente. Com o controle de cruzeiro adaptativo, você entra na estrada e coloca, digamos, o controle em 90 km/h, e o carro mantém esta velocidade, como em um piloto automático convencional.

Mas, caso algum carro entre na sua frente a uma velocidade inferior, o sistema automaticamente diminui a velocidade do seu automóvel a ponto de manter uma distância segura do veículo à frente. No momento em que o sem pressa deixa a pista livre, o carro com o sistema acelera sozinho novamente até os 90 km/h.

O sistema é pratico e pode ser encontrado em veículos como Volvo V40, Range Rover Vogue e Audi S7.

Sistema que evita Colisão Frontal

É um sistema que alerta o motorista em caso de perigo iminente. Se aproximar demasiadamente rápido de outro veículo, deixar pra frear em cima, tirar uma fina, todas essas circunstâncias de risco colocam na ativa os sistemas de alerta, que podem ser sons fortes, como uma campainha, ou até luzes vermelhas piscando bem embaixo do vidro dianteiro e vibrações no banco do motorista. Tudo para chamar a atenção do motorista para que ele evite uma possível colisão.

Este sistema está presente em modelos como Volvo S60 e o BMW Série 5.

Luzes Adaptativas

Sistema que modifica a direção do facho de luz do automóvel levando em consideração o ambiente ao redor. Em caso de curva, o farol não ilumina para frente, e sim na direção em que o carro está indo. Em alguns sistemas mais complexos, caso outro veículo esteja trafegando no sentido oposto, o sistema evita que o motorista esqueça o carro com farol alto, por exemplo, mudando automaticamente para a posição adequada e depois de volta ao estágio inicial.

O sistema está presente em carros como o Audi A3 Sedan e o Mercedes Benz S 350.

Camera de ré

Pode parecer que evita apenas ralados e pequenas colisões em baixas velocidades, mas a câmera de ré pode salvar vidas. A instituição Kids and Cars estima que mais de mil crianças morreram atropeladas de uma maneira que a câmera poderia ter ajudado, isso apenas nos Estados Unidos entre os anos 1990 e 2010. O país até estuda uma lei que exige que todos os carros possuam o dispositivo.

A câmera de ré pode ser encontrada em carros como o Ssangyong Actyon e o Volkswagen Golf.

Sensor de Ponto Cego

Também conhecido como Side View Assist, o sistema monitora exatamente aquele local que você não consegue ver com seus espelhos retrovisores. Prático e aparentemente simples, o equipamento consiste em uma luz presente na base do espelho retrovisor lateral, mas que é voltada ao motorista.

Quando algum veículo está transitando bem no seu ponto cego, a luz automaticamente se acende e permanece desta maneira. Se você colocar o pisca, mostrando que pretende rumar nesta direção onde já há um carro, essa luz não apenas permanece acesa, mas ela pisca de maneira a ficar bastante perceptível, para chamar a atenção mesmo. É o fim da “fechada”, manobra que muitas vezes gera acidente.

Este equipamento está presente em carros como o Audi Q5 e Volkswagen Tiguan.

Recomendados por AUTOO

Youtube
RAM Rampage Laramie a diesel

RAM Rampage Laramie a diesel

Será que ainda é vantajoso ter picape com motor turbodiesel?
Aviação
Força Aérea Brasileira confirma: quer caças F-16 dos EUA

Força Aérea Brasileira confirma: quer caças F-16 dos EUA

Mas nega que isso possa atrapalhar operação dos novos Gripen suecos
MOTOO
A partir de R$ 8,5 mil: motos Shineray, Honda e Yamaha

A partir de R$ 8,5 mil: motos Shineray, Honda e Yamaha

Lista reúne as 10 motos mais baratas do Brasil em maio de 2024. Descubra as opções