História: você sabia que já existiu um jipe conversível baseado no VW Golf?

Modelo feito por empresa italiana era baseado na segunda geração do hatch
Biagini Passo

Biagini Passo | Imagem: Divulgação

Seguindo a proposta de acrescentar um pouco de nostalgia a cada quinta-feira, a Volkswagen alemã divulgou hoje um fato muito interessante envolvendo a rica trajetória do Golf.

Dizer que o hatch médio contou com tração integral não é dada inusitado, uma vez que até a sétima geração contávamos com o Golf R e a opção esportiva de alta performance também deve retornar na nova interação do modelo.

Mas houve sim uma adaptação no mínimo curiosa baseada nas gerações mais antigas do Golf. Ela ficou a cargo da empresa italiana Biagini, que tomou como base o Golf Country para criar o Biagini Passo que você confere nas fotos (clique na imagem principal para acessar a galeria).

O trabalho feito pela Biagini não era nada convencional e envolvia utilizar toda a base mecânica do Golf Country, incluindo aí a tração integral Syncro, com a carroceria de um Golf Cabriolet de primeira geração. Singular, o Biagini Passo era uma mistura de jipe com conversível, capaz de acomodar cinco passageiros.

Com motor 1.8 de quatro cilindros e potência na casa de 100 cv, o desempenho não era o forte do Biagini Passo, mas sobrava robustez ao exótico modelo.

Destinado aos mercados do centro e Leste da Europa, o volume de produção do Biagini Passo nunca foi plenamente estabelecido. Rumores dão conta de que 300 unidades foram produzidas do modelo, outras alegam que menos de 100 foram fabricadas desde 1990. Sem tratamento anticorrosivo para a estrutura, muitas unidades acabaram entrando para a história...

Biagini Passo
Biagini Passo
Imagem: Divulgação

Assine a newsletter semanal do AUTOO!