Um dos modelos mais aguardados para a edição 2016 do Salão do Automóvel de São Paulo, o Hyundai Creta foi finalmente apresentado e chegará às concessionárias da marca em janeiro de 2017, mostrando que a marca sul-coreana não quer perder tempo na disputa por um lugar ao sol no cada vez mais competitivo segmento dos SUVs compactos.

O que ele traz

Se o Nissan Kicks resolveu apostar na racionalidade, oferecendo um conjunto que privilegia a economia de consumo, a Hyundai decidiu atacar na outra ponta e mira o consumidor que gosta de ver números. Para isso a versão topo de linha do Creta trará sob o capô o motor 2.0 16V flex de até 166 cv a 6.200 rpm e 20,5 kgfm de torque quando abastecido com etanol.

Nas configurações de entrada, o Creta utilizará o motor 1.6 16V, também aplicado no HB20, porém com a inclusão do comando de válvulas variável tanto no escape quanto na admissão. O Creta 1.6 será oferecido com as opções de câmbio manual ou automático, ambos de 6 marchas, sendo que o propulsor 2.0 trabalha apenas em conjunto com a caixa automática. Outra novidade interessante do Creta, inclusive dentro do segmento, é que tanto o motor 1.6 como o 2.0 contam com start-stop, recurso que desliga o propulsor quando o carro encontra-se parado, o que dá uma bela ajuda para economizar combustível nos engarrafamentos e no anda e para da cidade.

O dilema que paira sobre o Creta

Em nosso primeiro contato com o Creta o carro nos chamou a atenção por algumas peculiaridades tanto no visual externo quanto no interior. A carroceria, marcada por vincos bem pronunciados, não parece tão atual quanto o design adotado por Honda HR-V e Nissan Kicks. Vale destacar que o “nosso” Creta foi atualizado em relação ao modelo vendido em outros mercados, contudo a atualização do Creta precisa ser mais profunda.

O mesmo é notado na parte interna. O conjunto de painel, console central e volante entrega boa ergonomia, mas parece datado em especial se comparado a produtos mais recentes como o próprio Nissan Kicks. No acabamento do Creta mais caro, a Hyundai optou por revestimento de couro na cor marrom, como o utilizado no HB20X, na tentativa de conferir mais sofisticação ao habitáculo. O espaço interno é bom, parecido com o HR-V, com destaque para a boa área livre para a cabeça dos passageiros inclusive no banco traseiro.

Equipamentos

A Hyundai só vai divulgar os preços do Creta na época do lançamento, que deverá ocorrer já em dezembro, porém a lista de equipamentos de série promete ser generosa.

Todos as versões contam com monitoramento da pressão dos pneus, travamento automático das portas acima de 20 km/h, além de Isofix para fixação de cadeirinhas.

As configurações mais caras, por sua vez, terão controles de estabilidade e tração, 6 airbags, assistente de partida em rampa (HAC) e uma central multimídia bem completa, com tela de 7”, navegador integrado e os recursos de conectividade Apple CarPlay e Android Auto.

Ainda é cedo para afirmar se o Hyundai Creta será um sucesso, porém, apostando na boa presença da marca no mercado e as vendas elevadas do HB20, com certeza ele mexerá com o segmento. 

Rival de Fiat Toro e Renault Duster Oroch já a caminho? 

Sem aprofundar muito no assunto, a Hyundai exibe um "exercício" baseado no Creta, a picape Creta Sport Truck Concept (STC). Tirando a chamativa cor Verde Fresh Light Green e as rodas aro 21", o estudo já sinaliza uma iniciativa da Hyundai em seguir pela trilha aberta por Fiat Toro e Renault Duster Oroch. Apesar das portas discretas, o estudo conta com cabine dupla e conta com 4,65 metros de comprimento e 1,85 m de largura. Questionado pelo AUTOO se a Hyundai estuda tirar a picape do papel, o gerente de produto da fabricante, Rodolfo Stopa, procura desconversar. "Vamos primeiro lançar o Creta e depois estudamos o rumo da picape, mas é claro que estamos atentos ao segmento", declarou o executivo. 

Mais destaques da Hyundai no Salão do Automóvel de São Paulo 

Além do Creta, a Hyundai também mostra no Salão de São Paulo a nova geração do Elantra, com novo visual sobretudo no conjunto ótico, na entrada de ar e nos vincos das laterais. Seu motor Flex NU 2.0 DOHC entrega 167 cv quando abastecido com etanol e 157 cv utilizando gasolina.

Outra novidade da marca foi a apresentação do IONIQ, modelo que oferece opção de propulsão híbrida, híbrida plug-in ou elétrica ao gosto do motorista. O IONIQ Híbrido é equipado com motor Kappa 1.6 GDI, a gasolina, com quatro cilindros e 105 cv de potência, em conjunto com um motor elétrico de 32 kw (43 cv), alimentado por uma bateria de íons de lítio. Juntos, os dois propulsores totalizam uma potência combinada de 141 cv, atingindo a velocidade máxima de 185 km/h com emissões de CO² abaixo de 79 g/km.

Por fim, mas não menos importante, a Hyundai também apresentou o New Tucson no salão, modelo que é o sucessor do ix35 nos mercados globais. O New Tucson será montado no Brasil pela CAOA e partirá de R$ 138.900 na versão GL. O modelo conta com motor 1.6 com turbo e injeção direta de 177 cv com etanol e 27 kgfm de torque associado ao câmbio de dupla embreagem com 7 marchas. De série o modelo conta com partida por botão, ajuste de altura e profundidade da coluna de direção, ar-condicionado com duas zonas, central multimídia com tela de 7", conectividade Android Auto e Carplay, sensor crepuscular, retrovisores externos com desembaçador, rack de teto para bagageiro, controle de estabilidade, assistente em aclives e declives e controle de tração, dispositivo de fixação de cadeirinhas infantis (ISOFIX), airbags laterais e de cortina e bancos em couro com ajustes elétricos para motorista e passageiro.

 
 
Hyundai Creta 2017
 
Hyundai Creta 2017
Hyundai Creta 2017
Hyundai New Tucson 2017
 
Hyundai New Tucson 2017
Hyundai New Tucson 2017
Hyundai New Tucson 2017
 
Hyundai New Tucson 2017
Hyundai New Tucson 2017
Hyundai Elantra 2017
 
Hyundai Elantra 2017
Hyundai Elantra 2017
Hyundai Elantra 2017
 
Hyundai Elantra 2017
Hyundai Elantra 2017
Hyundai IONIQ 2017
 
Hyundai IONIQ 2017
Hyundai IONIQ 2017
Hyundai Creta STC, picape conceitual sobre a base do SUV
 
Hyundai Creta STC, picape conceitual sobre a base do SUV
Hyundai Creta STC, picape conceitual sobre a base do SUV
Hyundai New Tucson e Creta: marca sul-coreana investe pesado em mais utilitários esportivos
 
Hyundai New Tucson e Creta: marca sul-coreana investe pesado em mais utilitários esportivos
Hyundai New Tucson e Creta: marca sul-coreana investe pesado em mais utilitários esportivos
Genesis G90 2017
 
Genesis G90 2017
Genesis G90 2017
Hyundai Creta 2017
 
Hyundai Creta 2017
Hyundai Creta 2017
Hyundai Creta 2017
 
Hyundai Creta 2017
Hyundai Creta 2017
Hyundai Creta 2017
 
Hyundai Creta 2017
Hyundai Creta 2017
Hyundai Creta 2017
 
Hyundai Creta 2017
Hyundai Creta 2017
Hyundai Creta Sport Truck Concept
 
Hyundai Creta Sport Truck Concept
Hyundai Creta Sport Truck Concept
Hyundai Creta Sport Truck Concept
 
Hyundai Creta Sport Truck Concept
Hyundai Creta Sport Truck Concept
Hyundai Creta Sport Truck Concept
 
Hyundai Creta Sport Truck Concept
Hyundai Creta Sport Truck Concept
 
 
César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/