Hyundai estreia família de elétricos com o Ioniq 5

Fabricante apresenta o seu rival para Ford Mustang Mach-E e VW ID.4
Hyundai Ioniq 5 2022

Hyundai Ioniq 5 2022 | Imagem: Divulgação

A Hyundai apresentou nesta segunda-feira (24) uma novidade interessante dentro do seu portfólio global. Trata-se do Ioniq 5, primeiro modelo da família de produtos 100% elétricos da fabricante sul-coreana.

Como muitas rivais estão fazendo, a Hyundai também preparou um modelo repleto de recursos e soluções interessante para ajudar na migração do público rumo aos carros com propulsão não poluente.

O Ioniq 5 foi desenvolvido sobre a inédita plataforma E-GMP (Electric-Global Modular Platform), a qual, segundo a Hyundai traz como uma de suas vantagens o espaço interno otimizado e a alta performance do conjunto. Em sua configuração topo de linha, o Ioniq 5 contará com dois motores elétricos (um por eixo para conferir tração integral ao modelo), 324 cv de potência e generosos 61,6 kgfm de torque. Segundo a Hyundai, o Ioniq 5 nessa configuração é capaz de acelerar de 0 a 96 km/h (60 mph) em “menos de 5 segundos”, declara a empresa.

Amplamente configurável, o modelo será oferecido com uma bateria de 77,4 kWh e terá opção de apenas um motor elétrico posicionado no eixo traseiro, nesse caso entregando mais de 480 km de autonomia. Na variante com dois motores citada no parágrafo anterior, o alcance cai para pouco mais de 430 km. A Hyundai declara que o Ioniq 5 terá velocidade máxima de 185 km/h e capacidade de reboque para 680 kg.

Para otimizar as recargas, o Ioniq 5 está preparado para suportar infraestruturas que operem até mesmo em 400V ou 800V. Em eletrepostos trabalhando com potência de 350 kW, é possível efetuar uma recarga da bateria de 10% até 80% em apenas 18 minutos.

Recurso interessante oferecido pelo Ioniq 5 é a função V2L (Vehicle-to-Load), que permite compartilhar a energia da bateria principal do carro para alimentar outros dispositivos elétricos. É possível, com a tecnologia, ceder energia do carro para uma bicicleta elétrica, por exemplo, ou conectar eletrodomésticos durante um acampamento.

Hyundai Ioniq 5 2022
Hyundai Ioniq 5: sistema V2L permite compartilhar a eletricidade armazenada na bateria até mesmo com eletrodomésticos   
Imagem: Divulgação

Com um visual bem peculiar, quase um meio termo entre um hatch e um SUV, o Ioniq 5 é classificado pela Hyundai como um crossover. O modelo mede 4,64 m de comprimento, 1,89 m de largura e 1,60 m de altura. Considerando o espaço bem menor que o conjunto propulsor elétrico ocupa no veículo, o Ioniq 5 conta com um destacado entre-eixos de exatos 3 metros, o que confere ao crossover uma cabine extremamente espaçosa, confortável e muito versátil para os passageiros. Segundo a Hyundai, o Ioniq 5 consegue superar com folga o volume de espaço para os ocupantes oferecido pelo Volkswagen ID.4 e o Ford Mustang Mach-E, seus concorrentes diretos.

O porta-malas é outro ponto favorável do Ioniq 5, entregando 770 litros segundo o padrão de medida norte-americano, que permite levar em conta a capacidade até do compartimento considerando o piso até o teto.

Após a estreia do Ioniq 5, a Hyundai já confirmou que a nova família de automóveis puramente elétricos vai ganhar em breve a companhia do Ioniq 6, um sedã de porte médio-grande semelhante a produtos como o Honda Accord e Toyota Camry, além do Ioniq 7, que será um SUV grande.

Hyundai Ioniq 5 2022
Hyundai Ioniq 5 2022
Imagem: Divulgação

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa