Os carros estão ficando incrivelmente tecnológicos e a Hyundai está investindo para ter um dos cockpits mais interessantes do mercado. E até veículos mais em conta, como o novo HB20, podem sair ganhando com isso.

O interior futurista dos seus carros ganhou mais um capítulo com a apresentação do projeto para o i30, hatch médio que ganhou importantes modificações. Uma delas é o volante totalmente novo com duas “telas” sensíveis ao toque que substituem os botões físicos para comandos de rádio, piloto automático e configurações do computador de bordo.

Desenhado para diminuir a complexidade de botões, o novo volante pode ser customizado e o motorista pode escolher se quer botões para atender o telefone e aumentar o volume ou para delimitar uma velocidade para o carro ou até mesmo a própria navegação.

Além disso, o novo i30 tem um painel de instrumentos com duas telas sobrepostas (a uma distância de 6 mm) o que possibilitou criar um efeito tridimensional ao mostrar as informações do carro. Assim, é possível ver a velocidade, o tacômetro, nível de combustível e todos os outros dados através de projeções 3D. E se o consumidor não quiser, basta desativar uma das telas que tudo volta ao normal e ele pode conferir as informações como se fosse um painel convencional, em 2D.

Ainda não sabemos quando esse tipo de tecnologia estará nos carros da Hyundai, mas estudos apontam que será em curto prazo. A montadora analisou o comportamento de diversos motoristas para verificar quão distraídos eles ficariam com a tecnologia. Segundo a pesquisa, a distração foi menor do que com os sistemas tradicionais, principalmente porque as informações estavam claras e em destaque.

Hyundai i30 2020
Hyundai i30 2020
Imagem: Divulgação

Vinicius Montoia

Formado pela PUC-SP em jornalismo, Vinicius já atua no setor automobilístico desde 2013. É criador do canal Narração Esportiva do Youtube, projeto que conta a história dos maiores narradores esportivos do país

Vinicius Montoia | https://www.youtube.com/channel/UC2lKRtZdmSdMRJZ8Pim78Fw