Instalar rastreador faz perder a garantia?

Veja quais problemas o proprietário pode ter ao instalar um rastreador e quais benefícios ele traz
Segurança

Segurança | Imagem: Reprodução internet

Sempre pensando em como manter o patrimônio, os consumidores contratam seguros de automóveis e muitas vezes até rastreadores. Algumas empresas de seguro instalam esses equipamentos para aumentar as chances de encontrar o carro roubado ou furtado, pois ele informa a localização exata do carro por meio de sinal GPS.

O rastreador pode bloquear o funcionamento do veículo, assim como alguns alarmes. Porém, o rastreador tem uma vantagem: de qualquer lugar, apenas conectado à internet ou por meio de mensagem SMS, o proprietário pode bloquear o seu carro. Mas algumas montadoras não aceitam a instalação desse tipo de equipamento e com isso o dono pode perder a garantia.

Isso acontece porque, na prática, para bloquear o veículo, é necessário intervir na linha de alimentação da bomba de combustível para a inserção de um relé que será acionado eletronicamente para interromper o funcionamento dessa bomba. E essa ação de cortar um fio pode caracterizar uma intervenção no sistema original do veículo, dando munição para a montadora alegar que houve mudanças no carro e ela negará qualquer solicitação de garantia para eventuais problemas em itens eletrônicos.

O rastreador pode apresentar alguns riscos ao veículo no momento da instalação caso o profissional não tenha cuidado nesse momento, assim como qualquer outro acessório. Em casos extremos, a falta de cuidado pode acarretar em incêndio do automóvel. E nem todos os rastreadores possuem o recurso de bloqueio remoto. Fique esperto e exija sempre o melhor serviço.