A curta e limitada experiência no segmento de VUC (Veículos Urbanos de Carga) da JAC Motors terminou com as exigências do Inovar Auto e os 30 pontos extras de IPI. Seu primeiro modelo, o T140, chegou ao mercado no início de 2013, mas já no final de 2014, a marca chinesa encerrou a importação com apenas 500 unidades comercializadas.

Agora, com o iminente fim do programa que quase dizimou o mercado de importados, a JAC volta a lançar um comercial leve. Em vez do T140, chega ao mercado o V260, um pequeno caminhão de 3,2 toneladas e capacidade de transportar até 1.510 kg.

Entre as novidades do modelo estão o motor diesel 2.0 litros com 103 cv de potência e torque máximo de 26,5 kgfm a partir de 1.800 rpm. Segundo a JAC, é o maior torque da categoria – os rivais Hyundai HR e Kia Bongo usam o mesmo motor 2.5 litros com 130 cv de potência e 26 kgfm de torque, porém, a 1.500 rpm.

A transmissão é de seis velocidades com trocas manuais, assim como os modelos coreanos. Assim com eles, o V260 vem equipado com rodas aro 15 polegadas e direção assistida. A montadora chinesa também aposta numa estrutura mais reforçada no chassi para garantir uma maior durabilidade do conjunto.

Mais econômico

Com um motor de menor cilindrada, espera-se que JAC seja mais econômico também, embora os dados de consumo não tenham sido divulgados. Uma coisa é certa: o preço, de R$ 69.990, é mais em conta que o HR (R$ 73.720) e o Bongo (R$ 73.990).

Um item interessante do V260 é câmera frontal, instalada no retrovisor central e que grava imagens num cartão de memória. A aposta da JAC é que em 2018, com o programa Rota 2030, mais aberto ao mercado externo, as vendas do V260 ultrapassem com folga as 500 unidades do T140.

 
 
JAC V260 2018
 
JAC V260 2018
JAC V260 2018
JAC V260 2018
 
JAC V260 2018
JAC V260 2018
JAC V260 2018
 
JAC V260 2018
JAC V260 2018
JAC V260 2018
 
JAC V260 2018
JAC V260 2018
JAC V260 2018
 
JAC V260 2018
JAC V260 2018
JAC V260 2018
 
JAC V260 2018
JAC V260 2018
JAC V260 2018
 
JAC V260 2018
JAC V260 2018
JAC V260 2018
 
JAC V260 2018
JAC V260 2018
JAC V260 2018
 
JAC V260 2018
JAC V260 2018
JAC V260 2018
 
JAC V260 2018
JAC V260 2018
JAC V260 2018
 
JAC V260 2018
JAC V260 2018
JAC V260 2018
 
JAC V260 2018
JAC V260 2018
JAC V260 2018
 
JAC V260 2018
JAC V260 2018
 
 

Mercado dizimado

A introdução do IPI extra para importados e o dólar elevado literalmente aniquilaram o mercado de comerciais leves importados. Marcas como Changan, Effa, Jinbei, Hafei e Rely praticamente pararam de operar quando não desapareceram – algo que Chery, Lifan e JAC conseguiram superar por venderem modelos de passeio.

Com o lento reaquecimento do mercado e a ausência de produtos versáteis, é possível que essa categoria volte a ter importância a partir do ano que vem. Para a JAC, que nasceu como fabricante de caminhões, é uma ótima notícia.

Conheça os carros mais vendidos do Brasil nos últimos 10 anos

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/