Jeep Compass com motor 2.0 turbo tem consumo revelado nos EUA

Novo propulsor a gasolina da família GME deverá ser oferecido no Brasil em alguns modelos da marca
Jeep Compass 2023

Jeep Compass 2023 | Imagem: Divulgação

Revelado no fim do ano passado nos EUA, a nova configuração 2.0 turbo a gasolina do Jeep Compass norte-americano deve ser acompanhada de perto por nós. 

Tal propulsor, que integra a família GME (Global Medium Engine) da Stellantis, também deverá ser aproveitado aqui no Brasil pelo grupo empresarial. 

Segundo apurações do Autos Segredos, a Jeep deverá lançar no Brasil uma versão com apelo esportivo do Compass no ano que vem trazendo como destaque o propulsor 2.0 sobrealimentado, o qual poderá até mesmo ser adaptado para aceitar também etanol. 

No Compass norte-americano, o propulsor 2.0 turbo a gasolina entrega 202 cv (200 hp) e 30,5 kgfm de torque, operando em conjunto com uma transmissão automática de 8 marchas e sistema de tração integral. 

Com o início recente da comercialização do SUV nos EUA, finalmente os dados de consumo oficial do Compass 2.0 turbo foram conhecidos. 

Jeep Compass 2023
Acima o motor 2.0 turbo da família GME introduzido na linha 2023 do Compass norte-americano
Imagem: Divulgação

De acordo com os padrões da EPA, agência que regulamenta os assuntos relacionados à proteção do meio-ambiente nos EUA, o Compass 2.0 turbo a gasolina será capaz de entregar médias de 10,2 km/l (24 mpg) na cidade e 13,6 km/ (32 mpg) na estrada. 

Em relação ao Jeep Compass produzido no Brasil, o SUV na versão Série S com motor 1.3 turbo (185 cv/27,5 kgfm) registra números oficiais de 10,4 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada com gasolina. No catálogo em questão, o Compass conta apenas com tração dianteira e câmbio automático de 6 marchas. 

Já em suas opções 2.0 turbodiesel, o Compass nacional aponta médias de 10,7 km/l em uso urbano e 13,8 km/l na estrada. 

Como os números de potência e torque do motor 2.0 turbo nos EUA parecem comedidos para um propulsor moderno com tal deslocamento, fica aberta a possibilidade de que o time brasileiro da Stellantis poderá realizar uma calibração mais agressiva para a unidade, aproximando a potência máxima dos 240 cv. 

Ainda segundo apurações do Autos Segredos, o 2.0 GME também poderá ser aplicado em outros produtos da Jeep, como nas versões de entrada do Commander, por exemplo, incrementando o nível de performance. 

Sem dúvida um Compass nacional “apimentado” seria capaz de oferecer uma proposta singular dentro da categoria, aprimorando ainda mais seu apelo junto ao público. 

Jeep Compass 2023
Acima o Jeep Compass 2023 vendido na América do Norte
Imagem: Divulgação

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

Recomendados por AUTOO

Youtube
RAM Rampage Laramie a diesel

RAM Rampage Laramie a diesel

Será que ainda é vantajoso ter picape com motor turbodiesel?
Aviação
Força Aérea Brasileira confirma: quer caças F-16 dos EUA

Força Aérea Brasileira confirma: quer caças F-16 dos EUA

Mas nega que isso possa atrapalhar operação dos novos Gripen suecos
MOTOO
A partir de R$ 8,5 mil: motos Shineray, Honda e Yamaha

A partir de R$ 8,5 mil: motos Shineray, Honda e Yamaha

Lista reúne as 10 motos mais baratas do Brasil em maio de 2024. Descubra as opções