Em um mundo conectado e com cada vez mais pessoas de olho em tudo o que acontece, qualquer vacilo pode ser “fatal”. O último deles ocorreu com a Jeep. Apesar de fazer muito segredo sobre a sua aguardada picape, a empresa sem querer deixou escapar algumas fotos oficiais da Gladiator, modelo derivado da nova geração do Wrangler e que será revelada por completo no próximo dia 28 durante o Salão de Los Angeles.

Um leitor do Jeep Gladiator Forum foi rápido e conseguiu salvar algumas imagens da picape publicadas no site de imprensa da FCA nos Estados Unidos, as quais você confere na galeria de fotos acima (basta clicar na foto principal).

Até o momento todos os rumores sinalizavam que a Jeep iria adotar o nome Scrambler para sua picape, porém a marca resolveu mesmo resgatar uma designação do passado e chamar a picape de Gladiator, assim como um modelo de mesma proposta produzido pela marca da década de 1960. Gladiator também foi um conceito revelado em 2005 que já antecipava a vontade da Jeep em voltar a atuar nesse promissor mercado.

Derivada da nova geração do Wrangler, a Gladiator terá porte médio, cabine dupla e uma caçamba de 1,52 m de comprimento. Assim como o jipe do qual deriva, a picape promete bom desempenho off-road.

No conjunto mecânico, a Jeep Gladiator terá como opções os motores 3.6 V6 a gasolina de 289 cv trabalhando com um câmbio manual de 6 marchas ou o automático de 8 velocidades bem como o 3.0 V6 da família EcoDiesel com 263 cv e cerca de 60 kgfm de torque. A opção V6 diesel terá como opção apenas o câmbio automático de 8 marchas.

Ainda nos atributos técnicos, a picape terá sistema de tração integral com as funções Command-Trac e Rock-Trac, eixos Dana 44 e sistema de bloqueio dos diferenciais dianteiro e traseiro. Opcionalmente será possível adquirir um diferencial com deslizamento limitado e pneus aro 33” para uso off-road.

Um atibuto muito desejado pelos norte-americanos, segundo informações preliminares a Jeep Gladiator terá a melhor capacidade de reboque de sua categoria, podendo movimentar um implemento de até 3.740 kg.

No Brasil

É muito provável que a Jeep Gladiator possa chegar ao mercado brasileiro, uma vez que a marca norte-americana tem uma forte presença entre o público do país e por aqui as picapes médias são veículos bastante procurados e o segmento deverá crescer bem nos próximos meses com a chegada de modelos como a Renault Alaskan e Mercedes-Benz Classe X.

É interessante acrescentar que a nova geração do Jeep Wrangler foi o destaque da marca no Salão de São Paulo 2018. O modelo será lançado por aqui no primeiro semestre de 2019 na carrocerias 2 e 4 portas (Unlimited).

O novo Wrangler será oferecido no Brasil com o motor 2.0 com turbo e injeção direta de 272 cv e 40,8 kgfm de torque. Combinado a ele está o câmbio automático de 8 marchas e a tração 4x4 com reduzida. Pela primeira vez na história do Wrangler, há uma caixa de transferência de duas velocidades com opção de tração integral permanente.

Por dentro, o jipe oferece mais espaço e acabamento mas nobre, além da quarta geração do sistema Uconnect. A central multimídia oferece tela de 8,4” compatível com Android Auto e Apple Car Play e o conjunto inclui tela multifuncional de LED dentro do quadro de instrumentos.

Pela primeira vez a Jeep vai importar ao Brasil o Wrangler na versão Rubicon, que traz uma série de melhorias para o off-road pesado. Entre elas, o sistema Rock-Trac com eixos Dana 44 de última geração e relação reduzida de 4:1. Há ainda diferenciais de bloqueio eletrônico Tru-Lok e barra estabilizadora eletronicamente desconectável para aumentar a articulação da suspensão. 

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/