Jeep Grand Cherokee Trackhawk: conheça o SUV mais poderoso do mundo
Modelo traz um 6.2 V8 sob o capô que despeja 716 cv sobre as rodas
A Fiat Chrysler não está para brincadeira neste Salão de Nova York. Depois de apresentar o Dodge Challenger Demon, a marca oficializou a estreia do Jeep Grand Cherokee Trackhawk, que desponta como o mais potente e rápido SUV do mundo!
Para conseguir o feito, o Grand Cherokee Trackhawk traz sob o capô o mesmo motor 6.2 V8 presente no Dodge Challenger Hellcat, que, auxiliado por um compressor, entrega 716 cv (707 hp) e excelentes 89,1 kgfm de torque. Tudo isso é gerenciado pelo câmbio automático TorqueFlite com 8 marchas em conjunto com o sistema de tração integral Quadra-Trac. Com essa verdadeira usina sob o capô, o modelo acelera de 0 a 96 km/h (60 mph) em apenas 3,5 segundos. O tradicional “quarto de milha” (ou nosso 0-400 m) é realizado pelo SUV em 11,6 segundos, sendo que ele atinge a velocidade de 289 km/h (180 mph) nessa prova.
Na parte dinâmica, a Jeep cuidou muito bem das respostas do modelo e equipou o Grand Cherokee Trackhawk com suspensão adaptativa projetada pela Bilstein. Outro recurso para conferir mais segurança ao SUV reside no sistema de freios. Ficou a cargo da famosa Brembo criar a solução para parar com segurança o modelo e o Trackhawk traz o maior disco de freio frontal já instalado em um Jeep, com 400 mm e controlado por um conjunto de pinças com 6 pistões. Para as rodas traseiras, a Brembo preparou um conjunto de discos de 350 mm e pinças com 4 pistões cada. As rodas de alumínio forjado aro 20” permitem apreciar as pinças pintadas de amarelo com o nome da fornecedora.
O Grand Cherokee Trackhawk conta com controle de largada de série e o sistema Select-Track conta com 5 modos de atuação que podem ser escolhidos pelo motorista de acordo com o uso do modelo. Além da opção Auto, que confira o modelo de forma automática, o Select-Track traz as funções Sport, Track (pista), Snow (neve) e Tow, voltada para o uso de reboque, uso comum entre os norte-americanos. Graças ao grande volume de torque que pode entregar, o Trackhawk é capaz de rebocar até 3,27 toneladas, um número muito bom.
Por dentro,o Grand Cherokee Trackhawk conta com um velocímetro indo até as 200 mph, ou 321 km/h. O modelo também traz a central multimídia Uconnect com tela de 8,4” e que agora traz suporte para o Apple CarPlay e o Android Auto.
Além do visual externo mais invocado, o Grand Cherokee Trackhawk conta com faróis bixenon adaptativos e iluminação diurna por LED. Um detalhe bem interessante nos faróis é o acabamento Gloss Black para conferir um “aspecto de jóia”, nas palavras da Jeep, às peças.
Pelo visto a produção do Grand Cherokee Trackhawk deverá ser bem localizada para o público norte-americano, portanto as chances de vê-lo por aqui podem depender do interesse de importadores em comercializar o SUV por conta própria. Algo que, pelas características bem exclusivas do modelo, não deverá ser difícil de acontecer.
Tudo sobre o Jeep Grand Cherokee
