Jeep mostra conceito do Wrangler elétrico com câmbio manual

Magneto tem nome de vilão da Marvel, mas sua proposta é única e visa mostrar como poderia ser o futuro da marca
Jeep Wrangler Magneto conceito

Jeep Wrangler Magneto conceito | Imagem: Divulgação

Todo ano, a Jeep participa do Moab Safari, festival para os fãs da marca e aficionados por off-road que acontecerá entre os dias 27 de março e 4 de abril no estado Utah, nos EUA. Em cada edição, a empresa exibe alguns protótipos que servem para mostrar o que está nos planos para o futuro e também exibir alguns novos acessórios e soluções que serão oferecidas pela Jeep Performance Parts (JPP).

Para 2021, a principal novidade apresentada pela marca é o conceito Wrangler Magneto. Trata-se de uma versão elétrica do tradicional utilitário da Jeep que ganhou algumas soluções únicas. O modelo se destaca pela pintura branca com tons azuis, tema que também é visto na cabine. O conceito recebeu ainda proteções inferiores, rodas e pneus maiores e para-choques de aço com guincho. A grande mudança, claro, está sob o capô. Saiu de cena o motor a combustão, que, nos EUA, tem o 3.6 V6 aspirado e o 2.0 turbo como principais opções. 

Jeep Wrangler Magneto conceito
Wrangler Magneto dispensa o motor a combustão, mas não o câmbio manual
Imagem: Divulgação

No lugar, aparece um motor elétrico feito especificamente para o Magneto. A Jeep diz que seus números são similares aos do V6, entregando até 285 cv de potência e 37,7 kgfm de torque. Porém, a montadora inovou ao não alterar mais nada no conjunto motriz. Permanece um câmbio manual de 6 marchas e a caixa de redução para a tração 4x4.

Apesar de pouco comum, a solução de manter uma transmissão tradicional no Wrangler elétrico seria uma alternativa para baratear seus custos de produção, uma vez que a novidade usa os mesmos equipamentos dos jipes normais. Para alimentar o sistema elétrico, o Magneto conta com um total de 4 conjuntos de baterias fornecendo 70 kWh de capacidade. Um deles está no lugar do tanque de combustível, um acima do motor no cofre, um abaixo do banco traseiro e o último fica sob o assoalho, onde o abafador final do escape ficaria. Por se tratar de um protótipo, a Jeep não fala se o Magneto se tornará um veículo de produção.

Jeep Wrangler Magneto conceito
Detalhes da grade do Jeep Wrangler Magneto
Imagem: Divulgação