''Jeep Wrangler'' indiano, Mahindra Thar ganha nova geração

SUV chegará às lojas indianas em outubro. Similaridade com o modelo norte-americano não é mera coincidência
Mahindra Thar

Mahindra Thar | Imagem: Divulgação

A relação da Mahindra com a Jeep é complicada. Ela vem de décadas atrás, quando a indiana produzia os antigos jipes Willys da linha CJ naquele mercado sob licença. Na Ásia, o modelo passou a se chamar Thar e não deixou de ter similaridades com o atual Jeep Wrangler, o que já gerou processos no passado. No entanto, a Mahindra apresentou uma nova geração do Thar, que mais ficou parecendo uma versão “pobre” do SUV norte-americano.

O visual quadradão com faróis redondos, lanternas traseiras quadradas e até mesmo a grade de sete aletas, marca registrada da Jeep, foram mantidos neste novo Mahindra Thar. A novidade começará a chegar nas lojas indianas a partir de outubro, quando a empresa deve divulgar os preços oficiais. Assim como o original, a novidade tem opções de teto de lona ou teto rígido.

Por dentro, a “homenagem” ao Wrangler continua, com as saídas de ar no painel tendo o mesmo formato e posicionamento da geração anterior do modelo da Jeep. No entanto, a nova geração do Thar conta com nova central multimídia e computador de bordo com tela digital. Uma das principais diferenças do Jeep Wrangler para o Mahindra Thar está na configuração de assentos. Enquanto o modelo norte-americano é exclusivamente um SUV de cinco lugares, o indiano oferece configurações de quatro ou seis assentos. 

Na mecânica, o Mahindra Thar traz duas opções. A primeira é um 2.2 de quatro cilindros a diesel sem turbo, capaz de entregar 132 cv e 30,6 kgfm de torque. A mais potente é um 2.0 turbo diesel de quatro cilindros gerando 152 cv e 32,6 kgfm. Em ambos os casos, o SUV tem tração 4x4 com reduzida. O câmbio pode ser manual ou automático, ambos com seis velocidades.

Sem dar muitos detalhes, a Mahindra afirmou apenas que o novo Thar trará suspensão independente nas quatro rodas, sendo que a traseira será do tipo multibraço. Segundo a marca, “o novo sistema trará ao Thar mais capacidade no fora-de-estrada, assim como dirigibilidade aprimorada e melhor qualidade ao rodar no asfalto”.

 
Assine a newsletter semanal do AUTOO!