Jaguar Land Rover anuncia investimento de 15 bilhões de euros em eletrificação

Grupo JLR transformará fábricas no Reino Unido para produção de modelos elétricos, incluindo um inédito SUV da linha Range Rover que será lançado em 2025
A Jaguar Land Rover vai investir 15 bilhões de euros para acelerar eletrificação de seus modelos

A Jaguar Land Rover vai investir 15 bilhões de euros para acelerar eletrificação de seus modelos | Imagem: Divulgação

O grupo JLR (Jaguar Land Rover), pretende acelerar o processo de transição para a eletrificação de sua linha de produtos e para isso anunciou que investirá 15 bilhões de euros na transformação do seu negócio nos próximos cinco anos.

A empresa está mudando o foco de uma de suas fábricas no Reino Unido, que passarão a ter produção de veículos totalmente elétricos em breve.

Entre os novos veículos haverá um modelo um GT de 4 portas da Jaguar, que será montado Solihull, na Inglaterra, e é um dos três modelos previstos para a marca. Mais potentes que modelos anteriores, o inédito veículo terá uma autonomia de até 700 km e preços em torno de £100.000 (cerca de R$ 630 mil). O novo Jaguar será construído em sua própria arquitetura única, chamada JEA.

A marca de SUVs Land Rover também prepara novidades. Um Range Rover totalmente elétrico a ser lançado em 2025 terá a pré-venda aberta ainda neste ano.

Linha de montagem da Land Rover em Solihull, Reino Unido
Linha de montagem da Land Rover em Solihull, Reino Unido
Imagem: Divulgação

Apesar da profunda transição, a JLR ainda irá manter a arquitetura longitudinal modular flexível, oferecendo opções de motor de combustão interna, híbridos e veículos elétricos a bateria, na qual os modelos Range Rover e Range Rover Sport são construídos. Isso dará flexibilidade para atender as diferentes demandas do mercado, diz a empresa.

Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

A abordagem também será mudada, com finalidade de amplificar o caráter único de cada uma de suas marcas. O CEO da JLR, Adrian Mardell, reafirmou o compromisso da empresa com a estratégia Reimagine, que irá reposicionar a empresa como uma montadora de carros de luxo moderna e elétrica até 2030, à medida que a avança em direção às suas metas financeiras de alcançar uma posição positiva de caixa líquido até 2026.

"Hoje tenho o orgulho de anunciar que estamos acelerando nosso caminho de eletrificação, tornando totalmente elétrica uma de nossas fábricas no Reino Unido e nossa arquitetura de SUV de luxo de tamanho médio de próxima geração. Esse investimento nos permite oferecer nosso futuro elétrico de luxo moderno, desenvolvendo novas habilidades e reafirmando nosso compromisso de zerar as emissões líquidas de carbono até 2039", disse Mardell.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa