Kia considera fábrica no México para aumentar vendas nas Américas

Marca sul-coreana fala em unidade na cidade de Monterrey com capacidade para 300 mil carros por ano. Brasil pode ser beneficiado

Kia Cerato | Imagem: Rafael Munhoz

A Kia admitiu em nota que planeja uma nova fábrica instalada nas Américas. A razão seria dar suporte ao crescimento de vendas da marca sul-coreana no continente que hoje só conta com uma fábrica nos Estados Unidos. E o país favorito a receber o investimento é o México.

Segundo a Kia, “o México é um dos locais considerados para receber nossa próxima unidade no exterior”. O Brasil certamente está entre as opções analisadas, porém, a legislação atual, que incentiva apenas a venda local, sem vantagens para exportação, além dos problemas logísticos e de custos, deve ser um entrave no planejamento da montadora.

O México, ao contrário, tem se beneficiado da proximidade com os Estados Unidos, segundo maior mercado do mundo, para exportar boa parte de sua produção, que já é maior que a brasileira em 2014.

De acordo com rumores, a nova fábrica terá capacidade para 300 mil carros por ano e será construída na cidade de Monterrey, uma das maiores do país. De certa forma, a chegada da Kia ao México pode ajudar a situação no Brasil. Como o atual acordo entre os dois países vencerá em 2017, a expectativa é que as barreiras comerciais sejam suprimidas e os veículos produzidos não tenham limitação de importação. Se isso, de fato, ocorrer, a Kia poderá exportar para cá parte da produção mexicana com preços acessíveis.

Ainda assim, segundo AUTOO ouviu de pessoas dentro da representante da Kia no Brasil, a montadora pensa seriamente em ter uma fábrica em nosso país, condição para poder competir com outras marcas instaladas em nosso território.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Modelo ganhou novo visual e alguns equipamentos interessantes. Assista
Aviação
Maior avião brasileiro está combatendo incêndios no Pantanal

Maior avião brasileiro está combatendo incêndios no Pantanal

Embraer KC-390 da FAB pode ser convertido para avião bombeiro. Veja como funciona
MOTOO
Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Uma das maiores montadoras do mundo, a gigante indiana construiu fábrica própria em Manaus para produção de motocicletas