Kia quer SUV elétrico para 2021 com ''recarga Porsche''

Planos da marca incluem lançar onze novos carros elétricos até 2025. Carregamento ultra-rápido usa sistema de 800V
Acima o conceito Imagine by Kia

Acima o conceito Imagine by Kia | Imagem: Divulgação

Os planos da Kia Motors para a eletrificação de sua linha de produtos são ousados. Eles incluem a apresentação de nada menos que onze novos modelos elétricos até 2025. A primeira novidade deverá ser uma espécie de crossover que já pode ser apresentada a partir do próximo ano nos mercados externos.

A Europa deve desempenhar um papel importante nessa estratégia, recebendo esse novo “SUV” 100% elétrico em 2021. Esse crossover inédito deve estrear uma nova plataforma dedicada para veículos elétricos e que será capaz de oferecer uma estrutura para o recarregamento ultra-rápido.

De acordo com o site Carscoops, o primeiro modelo dessa investida da Kia no segmento de elétricos deverá trazer linhas mesclando ainda mais os elementos de hatches e de SUVs, resultando em um carro que pode ser reconhecido como ambos. O mais provável é que ele se baseie no conceito “Imagine by Kia”, apresentado no Salão de Genebra (SUI) de 2019. A experiência de uso será “futurista”, de acordo com a marca.

Como base, o novo carro elétrico da Kia deverá utilizar uma plataforma chamada E-GMP, desenvolvida em parceria com a Rimac. Segundo a montadora sul-coreana, isso dará ao veículo a capacidade de rodar 500 km em uma única carga. Quando precisar recarregar, terá a habilidade de completar a tarefa em 20 minutos. Isso será possível graças à rede de carregamento ultra-rápido com linhas de 800V. O sistema é similar ao utilizado pela Porsche em seu primeiro elétrico: o Taycan.

A Kia tem motivos para investir fortemente no mercado de carros elétricos europeu. No primeiro trimestre de 2020, modelos como o e-Niro e o Soul EV da marca já representaram 6% do total de vendas da Kia na Europa. Com 6.811 unidades elétricas comercializadas no período, a marca prevê que seus carros elétricos representarão 20% de suas vendas a partir de 2026.

Kia e-Soul
Kia e-Soul
Imagem: Divulgação

Assine a newsletter semanal do AUTOO!