Ricardo Meier

Comenta o mercado de vendas de automóveis e tendências sustentáveis

Kia registra patente do novo Sportage europeu no Brasil

SUV que começa a ser vendido no Velho Continente é menor que modelo destinado aos EUA. Versão híbrida utiliza motor 1.6 turbo que atua junto a propulsor elétrico

A Kia já confirmou que o novo Sportage será lançado no Brasil neste ano e que terá motorização híbrida, em linha com a estratégia mundial da marca. Agora, a fabricante, parte do grupo Hyundai, acaba de registrar a patente da nova geração do utilitário esportivo no INPI.

E o modelo escolhido para isso é o Sportage europeu, que foi revelado em setembro, meses depois da versão mostrada na Coreia do Sul e que será vendida nos Estados Unidos também.

Para quem não sabe, ele é menor que o modelo norte-americano, com entreeixos de 2,68 m contra 2,76 m, comprimento de 4,52 m ante 4,66 m do irmão ‘grandão’.

Embora o estilo seja bem parecido, o Sportage da Europa tem uma traseira mais esportiva comparada aos traços mais esguios do SUV que está chegando aos EUA.

Aliás, nos Estados Unidos o novo Sportage terá um motor aspirado com injeção direta de 2.5 litros e quase 190 cv de potência, junto de uma transmissão de 8 velocidades, mas em novembro a marca revelou a versão híbrida no Salão de Los Angeles.

O novo Sportage em registro de patente no INPI
O novo Sportage em registro de patente no INPI
Imagem: Reprodução

Baixo consumo de combustível

O modelo usa um motor turbo 1.6 de injeção direta e um propulsor elétrico que juntos rendem 230 cv de potência, segundo as especificações europeias.

A transmissão automática é de 6 velocidades enquanto o consumo combinado do SUV é de pouco mais de 6,2 litros de gasolina a cada 100 km, ou um rendimento de 16,1 km por litro. Enquanto nos EUA há opção de tração dianteira, os europeus só terão a versão com tração integral.

VEJA TAMBÉM:

Por ser um registro de patente, nada garante que a montadora sul-coreana tenha decidido vender em nosso país a versão mais curta do novo Sportage, mas ela parece mais em linha com o perfil do público brasileiro.

O Sportage é há bastante tempo o veículo mais vendido da Kia no Brasil após o fim da festa dos impostos de importação mais baixos e do dólar barato.

Há praticamente uma década, a marca deixou de incomodar as fabricantes instaladas aqui, algo que não parece que não deve mudar tão cedo, por melhor que o novo SUV seja.

Kia Sportage 2023
Kia Sportage 2023
Imagem: Divulgação

Veja outras colunas

Atualizada, família Gol volta a ter vendas significativas

23/05/2022 07h10

Somados, Gol, Voyage e Saveiro já haviam emplacado mais de 6,6 mil unidades até a semana passada

Fabricantes chineses saem na frente na eletrificação de carros no Brasil

09/05/2022 07h55

Marcas como GWM, CAOA Chery, BYD e JAC têm apostado em veículos elétricos enquanto rivais tradicionais ainda dão passos tímidos nesse sentido

Em entressafra, Volkswagen fecha abril apenas na 6ª colocação em vendas

03/05/2022 08h40

Marca alemã teve menos de 10 mil emplacamentos no mês passado e pode perder 5ª posição para a Jeep