Kia registra patente do novo Sportage europeu no Brasil
SUV que começa a ser vendido no Velho Continente é menor que modelo destinado aos EUA. Versão híbrida utiliza motor 1.6 turbo que atua junto a propulsor elétrico
A Kia já confirmou que o novo Sportage será lançado no Brasil neste ano e que terá motorização híbrida, em linha com a estratégia mundial da marca. Agora, a fabricante, parte do grupo Hyundai, acaba de registrar a patente da nova geração do utilitário esportivo no INPI.
E o modelo escolhido para isso é o Sportage europeu, que foi revelado em setembro, meses depois da versão mostrada na Coreia do Sul e que será vendida nos Estados Unidos também.
Para quem não sabe, ele é menor que o modelo norte-americano, com entreeixos de 2,68 m contra 2,76 m, comprimento de 4,52 m ante 4,66 m do irmão ‘grandão’.
Embora o estilo seja bem parecido, o Sportage da Europa tem uma traseira mais esportiva comparada aos traços mais esguios do SUV que está chegando aos EUA.
Aliás, nos Estados Unidos o novo Sportage terá um motor aspirado com injeção direta de 2.5 litros e quase 190 cv de potência, junto de uma transmissão de 8 velocidades, mas em novembro a marca revelou a versão híbrida no Salão de Los Angeles.
Baixo consumo de combustível
O modelo usa um motor turbo 1.6 de injeção direta e um propulsor elétrico que juntos rendem 230 cv de potência, segundo as especificações europeias.
A transmissão automática é de 6 velocidades enquanto o consumo combinado do SUV é de pouco mais de 6,2 litros de gasolina a cada 100 km, ou um rendimento de 16,1 km por litro. Enquanto nos EUA há opção de tração dianteira, os europeus só terão a versão com tração integral.
VEJA TAMBÉM:
Por ser um registro de patente, nada garante que a montadora sul-coreana tenha decidido vender em nosso país a versão mais curta do novo Sportage, mas ela parece mais em linha com o perfil do público brasileiro.
O Sportage é há bastante tempo o veículo mais vendido da Kia no Brasil após o fim da festa dos impostos de importação mais baixos e do dólar barato.
Há praticamente uma década, a marca deixou de incomodar as fabricantes instaladas aqui, algo que não parece que não deve mudar tão cedo, por melhor que o novo SUV seja.
Recomendados por AUTOO
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?
Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximosMais um país recebe o maior avião brasileiro
Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro clienteNova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha
Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análiseVeja outras colunas
Será desta vez que o Corolla Cross baterá as vendas do Jeep Compass?
30/07/2024 07h20SUV da Toyota tem superado rival por três meses consecutivos e estava 720 unidades atrás em emplacamentos até o final de julho
Nissan mira Corolla Cross e Toro com novos modelos para o Brasil a partir de 2026
28/06/2024 06h20Marca anunciou lançamento de um SUV médio e de uma picape intermediária, além de confirmar a segunda geração do Kicks nacional
Picape Fiat Titano encosta nas vendas da VW Amarok
24/06/2024 06h40Mas veículo montado no Uruguai continua afetado pela paralisação do Ibama, que está atrasando o licenciamento ambiental