Kia revela Sportage com design exclusivo para a Europa

SUV estreia nova geração com carroceria mais curta feita apenas para o mercado europeu e terá motores híbridos e diesel
Kia Sportage 2022

Kia Sportage 2022 | Imagem: Divulgação

A Kia revelou nesta quarta-feira (1) a nova geração do Sportage para o mercado europeu. E, embora o visual seja tão agressivo quanto o do modelo global, há algumas diferenças, principalmente porque a versão da Europa é menor em comprimento, resultando em algumas mudanças nas linhas.

Com 4,51 m de um para-choque a outro, o Sportage europeu é 13,3 cm menor que a versão comercializada em outros mercados ao redor do mundo.

Por conta disso, a coluna C do modelo tem um desenho mais angulado. Já o teto do SUV se mistura com o aerofólio traseiro, passando a impressão de que ele se prolonga até depois do vidro.

Tecnologias

Se o visual ousado pode não agradar a todo mundo, ao menos a Kia investiu em tecnologia para o modelo. Há duas telas de 12,3 polegadas no interior, sendo uma para o painel de instrumentos e outra para a central multimídia. 

A plataforma N3 do Sportage foi desenvolvida para ser rígida e com materiais leves. Além disso, o carro utiliza sistemas de prevenção de colisões frontais e o controle de velocidade de cruzeiro adaptativo (ACC). Outra novidade é o assistente de velocidade inteligente, que ajusta automaticamente a velocidade do carro quando há mudanças no limite da via, isso quando o ACC está ativo. 

Kia Sportage 2022
Kia Sportage 2022
Imagem: Divulgação

Híbrido e até diesel

A nova geração do Sportage vai investir na eletrificação de sua gama. Há três versões híbridas (leve, híbrida e plug-in) e uma diesel.

O modelo híbrido leve utiliza o motor 1.6 turbo de 150 cv ou 180 cv aliado a um sistema elétrico de 48V. Já a híbrida convencional utiliza o mesmo propulsor 1.6 de 180 cv, mas aliado a um elétrico de 44,2 kW, resultando em uma potência combinada de 230 cv. 

O modelo híbrido do tipo plug-in utiliza o mesmo motor a combustão do híbrido convencional, mas adiciona o propulsor elétrico de 66,9 kW. Com isso, a potência combinada é de 265 cv.

Já o modelo diesel também usa um motor 1.6 e está disponível em duas versões, com 115 cv ou 136 cv. Para reduzir as emissões, ele oferece um sistema que ajuda a controlar os gases poluentes que saem do escapamento do SUV. 

Todas as versões podem ser equipadas com a transmissão automatizada de dupla embreagem e sete marchas ou manual de seis marchas. 

O Kia Sportage deve chegar às lojas da Europa no começo de 2022. 

Kia Sportage 2022
Kia Sportage 2022
Imagem: Divulgação

 

Recomendados por AUTOO

Youtube
Qual entrega mais? Honda HR-V ou Citroën C3 Aircross?

Qual entrega mais? Honda HR-V ou Citroën C3 Aircross?

SUVs coadjuvantes em vendas podem ser opção para os best-sellers Creta e T-Cross
Aviação
Primeiro caça Gripen brasileiro vai voar em 2025

Primeiro caça Gripen brasileiro vai voar em 2025

Saab e Embraer estão montando no interior de São Paulo primeiro jato supersônico da FAB que será finalizado no Brasil
MOTOO
A partir de R$ 8,5 mil: motos Shineray, Honda e Yamaha

A partir de R$ 8,5 mil: motos Shineray, Honda e Yamaha

Lista reúne as 10 motos mais baratas do Brasil em maio de 2024. Descubra as opções