Largando depois, WR-V supera Captur na estreia

SUV baseado no Fit emplacou 692 unidades em março contra 686 do Renault
Renault Captur 2017

Renault Captur 2017 | Imagem: Divulgação

A onda de estreias no segmento de SUVs compactos não para. Depois do Creta e do Captur agora foi a vez do WR-V, um derivado do Fit que a Honda desenvolveu no Brasil para suprir uma faixa de preços abaixo do HR-V, líder da categoria.

E o novo Honda estreou bem no mercado: em apenas duas semanas emplacou 692 unidades, volume suficiente para superar outro modelo recém lançado, o Captur, da Renault. O WR-V também vendeu mais que um SUV do qual se esperava mais, o Tracker, que a Chevrolet apresentou no final do ano passado e que recebeu o novo motor 1.4 Turbo, além de um facelift que o deixou mais atraente.

A boa receptividade do WR-V reforça a impressão de que marcas como Honda, Toyota e Hyundai estão em vantagem em relação às rivais por conta da imagem de segurança que conquistaram ao longo dos anos. Numa época de crise, o consumidor busca produtos mais confiáveis, mesmo que mais caros em alguns casos.

Pegue-se o exemplo do Captur, um belo automóvel, mas que sofreu para chegar a 686 unidades vendidas em março. Embora espera-se que esse volume cresça à medida que as novas versões 1.6 CVT cheguem em junho, é um sinal que a Renault padece desse receio do consumidor, mesmo que a marca tenha investido pesado na divulgação do seu lançamento.

Briga pela vice-liderança

Se o HR-V começou 2017 na liderança com uma certa tranquilidade, não se pode dizer o mesmo do Renegade. O modelo da Jeep está sofrendo a concorrência não só do Creta e do Kicks, que encostaram em março, mas também do sucesso do irmão Compass, que deve ter roubado algumas vendas nas faixas de preços em que se equivalem.

Com isso, o Renegade manteve o 2º lugar no acumulado, mas deve ser acossado pelo Kicks, que está prestes a começar a ser produzido no Brasil, e também pelo Hyundai Creta, que quase chegou a 3,5 mil emplacamentos no mês passado.

Por falar nisso, o segmento de SUVs compactos continua surpreendendo. No primeiro trimestre foram quase 53 mil emplacamentos contra 45,3 mil em 2016, alta de 16,8%. Com esse ritmo, é certo que as vendas deverão superar as 200 mil unidades em 2017.

 
 
Peugeot 2008 2017
 
Peugeot 2008 2017
Peugeot 2008 2017
Renault Duster 2017
 
Renault Duster 2017
Renault Duster 2017
Ford EcoSport 2018
 
Ford EcoSport 2018
Ford EcoSport 2018
Jeep Renegade 2017
 
Jeep Renegade 2017
Jeep Renegade 2017
Chevrolet Tracker 2017
 
Chevrolet Tracker 2017
Chevrolet Tracker 2017
Hyundai Creta 2017
 
Hyundai Creta 2017
Hyundai Creta 2017
Renault Captur 2017
 
Renault Captur 2017
Renault Captur 2017
Honda WR-V 2018
 
Honda WR-V 2018
Honda WR-V 2018
Honda HR-V 2017
 
Honda HR-V 2017
Honda HR-V 2017
 
 
Assine a newsletter semanal do AUTOO!