Latin NCAP testará segurança de novos modelos no próximo dia 19

Novos testes de colisão incluirão maior exigência de segurança para as crianças

O EcoSport voltou ao Latin NCAP para melhorar suas notas | Imagem: Latin NCAP

O Latin NCAP, organização que avalia a segurança dos automóveis comercializados na América Latina e no Caribe, já se prepara para testar novos veículos. No dia 19 de agosto serão revelados os resultados da bateria de testes da "Fase V", que incluirá cinco novos veículos, ainda não especificados – o Ford Ka de nova geração é um dos modelos prováveis –, com direito a transmissão ao vivo através do site da instituição.

E para este ano, o Latin NCAP preparou algumas mudanças para o esquema de avaliação do ocupante criança, preparando para a introdução do teste de impacto lateral, a partir de 2016.

Veja mais: Clio e Agile recebem nota zero em segurança

Até então, a organização considerava aspectos como cintos de segurança, ISOFIX, etc. Agora, os Dummies P darão lugar aos Dummies Q, que oferecem maior precisão na representação de uma criança. Os bonecos manterão o mesmo número e idade dos Dummies anteriores, um de 18 meses e o outro de três anos. O fabricante do veículo a ser avaliado poderá escolher as cadeirinhas automotivas e sistema de elevação.

O total de pontos máximos a ser atingido na proteção do ocupante criança continua de 49 pontos, mas com distribuição de forma diferente.

Especial: Como funciona o sistema Isofix para fixação de assentos infantis

O Latin NCAP passará também a descontar pontos de automóveis que não possuam cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes. Além disso, o fato de não contar com sistema de ancoragem ISOFIX para crianças provocará a perda de 1 a 3 pontos. A ausência do sistema de desativação do airbag do passageiro também contribuirá para uma nota mais baixa, com perda de 2 a 4 pontos.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Modelo ganhou novo visual e alguns equipamentos interessantes. Assista
Aviação
Maior avião brasileira está combatendo incêndios no Pantanal

Maior avião brasileira está combatendo incêndios no Pantanal

Embraer KC-390 da FAB pode ser convertido para avião bombeiro. Veja como funciona
MOTOO
Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Uma das maiores montadoras do mundo, a gigante indiana construiu fábrica própria em Manaus para produção de motocicletas