Lembra do Lada Niva 4x4? Ele continua firme na Europa!

Modelo alcança sua linha 2018 com poucas mudanças em relação ao jipe que chegou ao Brasil
Lada 4x4 e sua opção de pintura camuflada, uma das novidades da linha 2018 do jipe

Lada 4x4 e sua opção de pintura camuflada, uma das novidades da linha 2018 do jipe | Imagem: Divulgação

Na década de 1990 com a abertura das importações a até então desconhecida Lada fez barulho no mercado brasileiro com seus “exóticos” modelos. Ao lado do Laika em versões sedã e station wagon e do hatch Samara, a fabricante russa deixou sua marca no Brasil em especial com o Niva, jipe com tração 4x4 que conquistou uma boa parcela do público por aqui.

Com a chegada de modelos mais modernos e a própria atualização da indústria local, o Niva teve uma vida curta aqui no Brasil, onde foi comercializado entre os anos de 1991 a 1995. Na Europa, contudo, a Lada sobrevive hoje como uma subsidiária da russa AvtoVAZ (hoje parte da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi) e o Niva ainda segue em produção mantendo muito do caráter do modelo que conhecemos há mais de 20 anos por aqui.

Comercializado na terra de Putin desde 1977, o Lada 4x4 (o modelo deixou de utilizar o nome Niva) segue em linha com o estilo quadradão que o caracteriza e recebeu algumas evoluções ao longo dos anos como a introdução de um sistema de ar-condicionado.

A grande novidade para a linha 2018 do Lada 4x4, como você pode conferir nas fotos, é uma nada convencional opção de pintura camuflada para a carroceria do jipe. Quem quiser uma aparência de “combate” e mais “brutal”, nas palavras da Lada, terá que pagar 29.000 rublos (cerca de R$ 1.600) pelo kit com a pintura especial feita sobre uma base preta. O Lada 4x4, por sinal, custa 534.900 rublos em sua versão de entrada – pouco mais de R$ 30.000 – ou 556.900 rublos, cerca de R$ 31.500, em sua versão Luxe com ar-condicionado.

O Lada 4x4 conta com carrocerias de 2 ou 4 portas, todas com tração 4x4, motor 1.7 de 83 cv e câmbio manual de 5 marchas. Desempenho ainda não é o forte do Lada, já que de acordo com dados oficiais ele precisa de demorados 17 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h e atinge 142 km/h de velocidade máxima. O Lada 4x4 ainda conta com uma versão mais extrema chamada Bronto, que traz recursos como pneus mais adequados para o uso na terra, maior altura em relação ao solo, dentre outros diferenciais.

A gama Lada hoje em dia ainda conta com o sedã Granta (incluindo uma carroceria “liftback”), o hatch e a station wagon Kalina, o sedã Priora, a gama Vesta sedã e perua e o meio-termo entre um furgão e uma station wagon chamado Largus. Um dos produtos mais recentes da marca russa é o crossover compacto Xray.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa