Lifan X60 vai bem em crash-test

SUV da marca chinesa obtém 4 estrelas de 5 possíveis em testes de colisão do C-NCAP

X60 tem boas notas em crash-test chinês | Imagem: C-NCAP

Uma das propagandas do Lifan X60 diz que o modelo é o melhor em “cash-test”, se referindo ao variado pacote de itens que o veículo traz e seu preço competitivo. O anúncio faz uma brincadeira com o termo “crash-test”, que diz respeito aos ensaios de colisão que põem à prova a segurança dos veículos em acidentes. O modelo chinês, aliás, estava devendo esse resultado ao público, o que acaba de ser resolvido.

O C-NCAP, entidade que avalia a segurança dos automóveis à venda no China, testou o X60 e obteve bons resultados, com uma pontuação de 44,6 pontos dentre 51 possíveis.

Avaliação: Lifan X60 chega para mudar a imagem da marca

Com tal pontuação, o jipinho da Lifan recebeu quatro estrelas em segurança de cinco totais. A avaliação chinesa inclui testes de colisão frontal contra uma barreira fixa e outro com impacto direcionado no lado do motorista, e um de impacto lateral, no qual o veículo é atingido por uma barreira deformável.

O crash-test chinês, no entanto, não é tão rigoroso quanto os realizados na Europa, pelo Euro NCAP, nos quais os carros são avaliados em velocidades mais altas. Segundo a Lifan, o C-NCAP é equivalente ao Latin NCAP, no qual diversos modelos fabricados no Brasil já foram submetidos (e reprovados).

Veja mais: Milhares de brasileiros compraram carros inseguros em 2012

O X60 é vendido no mercado brasileiro prontamente equipado com airbag duplo frontal, freios ABS com EBD, cintos de segurança com pré-tensionadores e sistema Isofix para fixação de assentos especiais para crianças. O modelo custa R$ 52.777.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!