Maior caminhão do mundo pesa 893 t

Russos lançam o Belaz 75710 e clamam pelo título de maior caminhão de todos os tempos

Maior caminhão do mundo é russo | Imagem: Divulgação

Os russos têm muitas famas, mas moderação não costuma ser uma delas. Já detentores do recorde de maior avião do mundo com o Antonov An-225, o país agora aguarda que o Guinness Book, o livro dos recordes, reconheça o Belaz 75710 como o maior caminhão da história.

Capaz de levar até 496 toneladas, o Belaz 75710 tem dois motores 16 cilindros turbodiesel de 65 litros cada, gerando um total de 4.600 cv. Tal potência é o suficiente para impulsionar-lo a até 64 km/h, número alto quando levamos em consideração que, quando carregado, o Belaz pode chegar a pesar 893 toneladas.

Veja também: Volvo deixa hamster guiar um caminhão

As dimensões do Belaz 75710 também impressionam. São pouco mais de 8 metros de altura, 20 m de comprimento e quase 10 m de largura. Em compensação, o caminhão leva apenas duas pessoas em uma pequena cabine. O Belaz não é um veículo de passeio, é um caminhão pesado feito para levar terra, rochas, areia e outros minérios.

Para se ter uma ideia do gigantismo do Belaz 75710, suas 894 toneladas pesam mais do que 1.000 Fiat Uno Mille. Seus oito metros de altura são maiores do que um prédio de três andares e a potência dos motores... 4.600 cavalos de força é potência semelhante a de 70 motores 1.1 do Chery QQ.

Veja também: Ford lança linha de caminhões extrapesados

Caso o Guinnes reconheça a façanha, o Belaz 75710 vai desbancar o norte-americano Caterpillar 797 como o maior caminhão do mundo, este capaz de levar “apenas” 363 toneladas. Realmente, recordes foram feitos para serem quebrados, e o Belaz 75710 é um candidato de peso.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Modelo ganhou novo visual e alguns equipamentos interessantes. Assista
Aviação
Maior avião brasileiro está combatendo incêndios no Pantanal

Maior avião brasileiro está combatendo incêndios no Pantanal

Embraer KC-390 da FAB pode ser convertido para avião bombeiro. Veja como funciona
MOTOO
Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Uma das maiores montadoras do mundo, a gigante indiana construiu fábrica própria em Manaus para produção de motocicletas