São tantas carros e pavilhões que passar despercebido por uma marca não é algo difícil no Salão de Frankfurt, o maior do gênero no mundo – só perde em números de visitantes para Paris.

Mas não é que em certo momento me vi procurando pela Volvo, marca sueca que hoje tem como principal proprietário o grupo chinês Geely. Só depois de vasculhar alguns dos 12 pavilhões do salão é que me dei conta que a Volvo não estava lá, algo equivalente ao Flamengo resolver não participar do Campeonato Brasileiro de futebol.

A Volvo, no entanto, já havia anunciado meses atrás que não apareceria no salão alemão e também não dará as caras em Paris, que se reveza com Frankfurt todos os anos. Segundo a marca explicou ao jornal alemão Der Spiegel, ela optou por divulgar suas novidades em eventos menores e específicos, além de economizar quase 10 milhões de reais com o estande e todos os custos para garantir lugar no salão.

A decisão dos suecos não é isolada. Outras marcas como a britânica Aston Martin tem privilegiado o Salão de Genebra, menor e mais democrático por não permitir estandes imensos como os de Frankfurt. Também inglesa, a Lotus se ausentou pela segunda vez do show alemão.

Mas há quem não dê as caras em Frankfurt há mais tempo: a russa Lada participou pela última vez do IAA (como os alemães chamam o salão) em 2007. A justificativa seria por culpa do calendário não casar.

 
 
Volvo S60 Cross Country Volvo S60 Cross Country
Aston Martin: ausente de Frankfurt, mas presente no menor Salão de Genebra Aston Martin: ausente de Frankfurt, mas presente no menor Salão de Genebra
A última participação da Lada em Frankfurt foi há 8 anos A última participação da Lada em Frankfurt foi há 8 anos
 
 

Vida dura

Apesar dos motivos apontados e da evidente preocupação em focar seus investimentos, essas marcas têm em comum as baixas vendas no mercado mundial. No caso da Volvo e da Aston Martin, após deixarem de pertencer à Ford, elas lutam para se manter presentes entre as opções de clientes abastados, mas a tarefa não é das mais fáceis.

No Brasil, a Volvo ocupa uma distante 23ª posição no ranking de vendas, atrás da novata chinesa Lifan. A Aston Martin é ainda menos expressiva: emplacou apenas dois carros em 2015. Sem aparecer nos salões será difícil mudar esse quadro.

Conheça os carros mais vendidos do Brasil nos últimos 10 anos

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/