Volvo EX30 Ultra: um crossover elétrico para fugir do convencional
Versão topo de linha tem soluções ousadas, mas acaba agradando tanto na cidade quanto na estrada
Ainda não tinha conhecido o polêmico Volvo EX30 e resolvi passar alguns dias com o carro para conferir se o que andam falando dele é mesmo verdade. Que este crossover é disruptivo, ou seja, foge do convencional, não resta dúvida. Mas será que é eficiente no dia a dia, tanto na cidade quanto na estrada? É o que procurei descobrir.
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Estamos falando do menor Volvo atual. E o que tem a aceleração mais rápida, ainda mais nesta versão Ultra (R$ 293.950) com motor de 272 cv, 35 kgfm, o suficiente para acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5,2 segundos e atingir 180 km/h. Porém, nem é o desempenho do carro que mais impressiona. Longe disso, mas uma série de outros detalhes.
Já começa pelo interior totalmente sem couro e com materiais renováveis incluindo linho, lã e estofamento de jeans, criado a partir de fibras residuais do processo de fabricação de calças.
Todos os pontos de contato parecem de alta qualidade. E há como escolher pelo tom da luz ambiente a partir de belas imagens na tela de alta resolução, de 12,3 polegadas, montada na vertical.
Há também várias opções porta-objetos interessantes, como o suporte duplo para celular na base do painel e o alçapão que abre e pode esconder itens menores, como chaves e carteiras, ou servir como plataforma para uma bolsa. Além disso, existe um porta-copos deslizante, que comporta duas garrafas de bom tamanho.
Soluções ousadas e funcionais
E se quiser abrir o porta-luvas terá que tocar em um botão virtual na tela sensível ao toque central. Você não pode abri-lo manualmente. Em compensação, o conforto dos assentos dianteiros é bom, com bancos dianteiros que se ajustam perfeitamente ao corpo, com design esportivo - o banco do motorista tem ajustes elétricos.
Como não há nenhum instumento na frente do volante, bem que poderia ter um head-up display para verificar algumas informações básicas, já que tudo fica concentrado na tela central, com conexão 5G nativa e com vários aplicativos do Google, inclusive Maps e o Assistant, que aceita comandos por voz.
Também é compatível com Apple CarPlay sem fio e suporta atualizações over the air (OTA). Não há menção ao Android Auto, mas o sistema nativo é muito parecido com um grande telefone Android de qualquer maneira.
Outro ponto positivo fica por conta do sistema de som de alta-fidelidade Harman Kardon, posicionado sob o para-brisa, que incorpora tweeters, alto-falantes de médio alcance e uma saída de woofer, semelhante a um sistema de áudio doméstico.
Ágil e bem silencioso
Entretanto, fica claro que o EX30 serve para para um casal ou uma família jovem, mas se você costuma transportar adultos altos, talvez seja interessante dar uma olhada no XC40 (que em breve será EX40), pois ele oferece mais espaço no banco traseiro.
Saiba ainda que no porta-malas vão apenas razoáveis 316 litros, embora este espaço possa chegar nos 904 litros com os encostos traseiros rebatidos.
Dirigir o EX30 Ultra foi uma boa experiência, seja pela agilidade ou pela precisão do funcionamento de todos os comandos, além do one pedal,que torna a dirigibilidade ainda mais confortável, bem como o silêncio a bordo. Ao contornar curvas, o carro mostra ótima estabilidade, entre outros fatores, pelo baixo centro de gravidade.
Não há modos de direção ou perfis reais para alterar as coisas, embora você possa alternar algumas configurações individuais, como a frenagem regenerativa.
E, por fim, as várias assistências ao motorista contribuem com a segurança, assim como as câmeras com visão de 360 graus.
Veredicto
No geral, o Volvo EX30 é um veículo bem agradável e combina perfeitamente conforto e dinamismo, com uma autonomia ao redor dos 400 km e que pode aumentar um pouco dependendo do modo de dirigir e com ajuda do sistema de renegeração de energia.
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