Marca de luxo da Chery, Exeed começa expansão internacional

Dois SUVs de estreia, o TX e o TXL, devem estrear no Oriente Médio e na Rússia. Brasil está nos planos, como antecipou o grupo CAOA
Exeed TXL 2020

Exeed TXL 2020 | Imagem: Divulgação

Os planos da Chery de lançar uma marca de luxo global começam a surgir fora da China. A Exeed, uma espécie de Lexus da montadora chinesa, foi criada em 2017 e até compareceu ao Salão de Frankfurt daquele ano, mas agora de fato a marca inicia sua expansão internacional.

Nesta semana, uma série de anúncios da Exeed e também da Chery passaram a ser vistos no Terminal 3 do Aeroporto de Dubai, o mais movimentado do Oriente Médio. A intenção é marcar a breve chegada dos dois modelos já conhecidos da marca, os SUVs TX e TXL, e que também já tem estreia confirmada na Rússia, outro mercado que o grupo chinês já ambiciona.

Com porte de um Hyundai Santa Fe, o Exeed TX foi o primeiro carro da marca. Ele foi projetado graças à parceria com a Jaguar Land Rover que deu origem á plataforma M3X. O motor que equipa o utilitário esportivo é um 1.6 TGDI, turbo com injeção direta com 197 cv de potência e transmissão de dupla embreagem e sete marchas.

Já o TXL é ainda maior, com capacidade para sete ocupantes e entreeixos alongado. Ambos têm tração integral e uma versão híbrida. Entre os itens de série estão seis airbags, controle de cruzeiro adaptativo, câmeras panorâmicas, teto panorâmico, sistema multimídia com tela de dez polegadas, luzes LED, ar-condicionado de duas e um sistema inteligente desenvolvido em parceria com a gigante chinesa de TI Baidu que inclui reconhecimento de voz inteligente, navegação com realidade aumentada e sistema de pagamento online por reconhecimento facial.

Nos planos da CAOA Chery

"Foram 10 anos para a Chery tornar realidade a idéia de fabricar o Exeed TX, o que envolveu vários profissionais de automóveis de mais de 10 países", afirmou Yin Tongyue, presidente do conselho da Chery Automobile em janeiro durante o início da produção do modelo.

O Exeed TX e seu irmão estrearam uma nova fábrica na cidade de Wuhu com capacidade para produzir 100 mil veículos por ano e que possui uma porcentagem de automação de nada menos que 92%. Na unidade serão fabricados, além dos dois SUVs, um utilitário esportivo compacto e sedans compactos e médios – todos com propulsão convencional, híbrida e 100% elétrica.

A ambição da Chery é tão grande que a Exeed deve quebrar o tabu de vingar na Europa, um dos mercados mais reticentes aos chineses. Tentativas amadoras de lançar carros no continente acabaram fracassadas.

Com presença crescente após a parceria com a CAOA, a Chery também lançará a Exeed em nosso mercado, a princípio em 2019, mas é provável que isso só venha a ocorrer em 2020. O presidente do grupo brasileiro já havia adiantado meses atrás que a chegada da nova marca está confirmada por aqui. Até mesmo registros de patentes foram feitos no INPI, indicando que o processo de homologação está a caminho.

A receita de buscar o mercado de luxo tem dado certo com outras montadoras, sobretudo as sul-coreanas. Em vez de tentarem convencer consumidores de poder aquisitivo mais baixo e cultivar uma imagem de produtos simples, Hyundai e Kia miraram no alto, lançando automóveis mais sofisticados, resistentes, porém, acessíveis. O resultado veio por meio da mais eficiente ferramenta de marketing do mundo, o “boca a boca”.

Recomendados por donos satisfeitos, foi fácil convencer mais gente a comprá-los. É esse o caminho que a Chery e a Exeed querem trilhar.

Exeed TXL 2020
Exeed TXL 2020
Imagem: Divulgação

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa