Falta de minérios e até gás néon: como a guerra afeta a produção de veículos

Escassez de componentes coloca em risco a fabricação dos carros ao redor do mundo
Detalha da fábrica do Grupo Volkswagen na cidade de Kaluga, Rússia

Detalha da fábrica do Grupo Volkswagen na cidade de Kaluga, Rússia | Imagem: Divulgação

A invasão da Rússia na Ucrânia pode trazer um novo problema para a produção global de veículos.

Além do risco de diversas fabricantes abandonarem o país russo, a associação das fabricantes alemãs (VDA) declarou nesta semana que a guerra pode causar um desabastecimento de diversos materiais cruciais para a indústria. 

Como a Rússia é um dos maiores fornecedores de paládio e níquel, e a Ucrânia exporta gás néon, a invasão russa comprometeu a exportação desses materiais para a Alemanha. Dessa forma, a VDA prevê interrupções na produção de veículos do país.

Para entender a gravidade da situação, é importante destacar o uso de cada um desses materiais.

O paládio é utilizado nos catalisadores dos veículos, enquanto o níquel é refinado para ser adicionado nas baterias de íon de lítio para carros elétricos.

Já o gás néon é utilizado na produção dos microchips automotivos, item que já passa por uma crise mundial de escassez desde o começo da pandemia da Covid-19.

Além desses problemas, Volkswagen, BMW e Porsche já relataram que estão tendo dificuldades em obter chicotes elétricos para a produção de seus modelos, já que os fornecedores do oeste da Ucrânia foram fechados por conta da guerra.

Saídas e paralisações

Conforme já noticiado pelo AUTOO, rumores apontam que algumas marcas estão cogitando abandonar o mercado russo. No caso das marcas alemãs, elas são responsáveis pela produção de mais de 100 mil veículos anuais no território russo.

A Volkswagen já confirmou que a sua produção na Rússia está suspensa, bem como a exportação de veículos para o país. Decisão semelhante foi adotada pela Ford, que suspendeu suas atividades até segunda ordem. 

Marca japonesa que produz cerca de 80 mil carros por ano no mercado russo, a Toyota também vai paralisar a produção e a exportação para o país.

A Mazda disse que enfrenta escassez nas peças e pode suspender suas operações na Rússia, mesma dificuldade que a Mitsubishi tem encarado e que também pode forçar uma paralisação em suas atividades.

Toyota
Toyota
Imagem: Divulgação

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa