Mazda MX-5 é eleito o Carro do Ano no Japão
Roadster da Mazda superou modelos como Honda S660 e BMW Série 2
A nova geração do Mazda MX-5 (conhecido também como Miata), introduzida no mercado global no início deste ano, está sendo destaque lá fora. Nesta semana, o roadster recebeu o prêmio de Carro do Ano no Japão, com 442 votos recebidos. O esportivo da marca japonesa superou o "mini-conversível" Honda S660 por 41 votos e também o BMW Série 2, com uma vantagem de 265 votos.
“Nós passamos por alguns momentos difíceis durante a crise financeira e o terremoto de 2011, mas com nossos princípios fundadores criamos uma fórmula vencedora. Achamos que a resposta dos jurados para o nosso MX-5 mostra que carros esportivos estão tendo um retorno forte no Japão. Este prêmio significa muito para nossa equipe de desenvolvimento”, disse o responsável pelo planejamento de produto e pelos motores Skyactiv, Kiyoshi Fujiwara.
O novo MX-5 se destaca pelo visual mais moderno, com LEDs diurnos na dianteira, e também pelas dimensões menores em relação à geração anterior, com 105 milímetros a menos no comprimento, 20 mm na altura e 15 mm no entre-eixos. A largura, porém, cresceu em 10 mm. E graças a nova arquitetura Skyactiv, com o uso de alumínio, o Mazda está 100 kg mais leve, com direito a ainda um centro de gravidade mais baixo.
Na motorização, o roadster oferece um 1.5 litro de até 130 cv ou um 2.0 de 165 cv, com transmissão manual ou automática, ambas com seis velocidades, sempre com tração traseira.