Mercedes-Benz revela a nova geração do Classe E Coupé

Assim como o sedã, novidade traz uma série de recursos avançados de tecnologia embarcada
Mercedes-Benz Classe E Coupé 2017

Mercedes-Benz Classe E Coupé 2017 | Imagem: Divulgação

Para quem quer levar quatro pessoas para um passeio com muito estilo, conforto e tecnologia a Mercedes-Benz tem o carro certo. A fabricante alemã revelou a nova geração do Classe E Coupé, modelo que compartilha com o sedã as mesmas soluções de tecnologia embarcada.

Comçando pelos freios, o novo E Coupé traz o Active Brake Assist, que é capaz de não só alertar o motorista sobre a iminência de uma colisão como também pode acionar os freios de modo autônomo. O sistema também detecta pedestres ao redor do veículo para evitar atropelamentos.

Outro sistema muito interessante do Classe E Coupé é o Drive Pilot. Um verdadeiro piloto automático, quando programado pelo motorista ele é capaz não só de manter uma distância segura ao carro da frente de acordo com a velocidade programada, como também pode seguir a direção adotada pelo carro a frente mesmo em velocidades até 210 km/h.

Já para facilitar a entrada e a saída do carro em vagas de estacionamento muito apertadas, o Remote Parking Pilot permite controlar o assistente de manobras por meio de um aplicativo no smartphone, uma conveniência bem interessante. Como opcionais, o Mercedes E Coupé terá a disposição os faróis com o sistema Multibeam LED, composto por 84 LEDs de alta performance em cada farol que ajudam a iluminar a via com mais precisão, mais brilho e sem ofuscar os motoristas vindos no sentido contrário. Outro recurso vendido a parte será o Magic Vision Control, uma solução simples, mas que ajuda na segurança. O sistema conta com guias para jogar água diretamente nas palhetas em dois sentidos (nas partes superior e inferior dos limpadores), evitando o jato diretamente no para-brisa, o que atrapalha a visão do motorista por alguns segundos.

Um cupê de formas clássicas e elegantes, a nova geração do E Coupé cresceu 12,3 cm no comprimento (4,82 m), 7,4 cm na largura (1,86 m) e 3,2 cm na altura (1,43 m). O visual segue a orientação de design do sedã, com formas limpas e arrojadas ao mesmo tempo. As lanternas também contam com iluminação por LED, que criam um efeito visual de boas-vindas para o motorista, iluminando do centro para as extremidades quando o motorista abre o carro e realizando um movimento oposto no fechamento. 

Na parte interna, além da instrumentação digital, um traço cada vez mais comum nos modelos de luxo, o Classe E Coupé conta com central multimídia já integrada com os sistemas operacionais Android Auto e Apple CarPlay. A Mercedes também oferece para a gama Classe E o serviço de concierge semelhante ao OnStar da GM.

Na parte mecânica, o Classe E Coupé traz a suspensão Direct Control, de apelo mais esportivo e 15 mm mais baixa em relação ao conjunto aplicado no sedã. Como opcional, ela pode receber o Dynamic Body Control, que permite ajustar a atuação dos amortecedores nos modos Comfort, Sport e Sport+. Outro opcional nessa área será a suspensão a ar Air Body Control, com multicâmaras e que permite um ajuste individual para cada roda.

Por fim, na gama de motores a gasolina, o E Coupé contará com opções variando entre 184 cv, no caso um 2.0 turbo, até 333 cv, aqui produzidos pelo excelente 3.0 V6 biturbo. Procurada pelo AUTOO, a Mercedes informou que o novo Classe E Coupé chegará ao Brasil no primeiro semestre de 2017. 

Um dos modelos mais relevantes na história da Mercedes-Benz, o “pai” do atual Classe E Coupé já comemora quase 50 anos, no caso o “Stroke Eight” Coupé. A linhagem por vários anos usou a sigla CLK até a racionalização da nomenclatura adotada pela marca.