Ricardo Meier

Comenta o mercado de vendas de automóveis e tendências sustentáveis

Mobi, Toro e HB20 disputam vice-liderança em vendas em abril

Três modelos estavam separados por uma diferença de apenas 80 carros até esta quinta-feira; picape Fiat Strada lidera com folga mais uma vez

Uma coisa já é certa no ranking de vendas de abril, a liderança da Fiat Strada mais uma vez. A picape compacta já acumula mais de 12 mil emplacamentos no mês, maior marca do ano, reafirmando sua condição dominante entre os chamados comerciais leves, mas também como veículo mais popular do Brasil em 2021.

Afirmar quem será o 2º colocado em abril, no entanto, é trabalho digno de cartomante. Os persistentes problemas nas linhas de montagem e nas restrições de circulação pelo país continuam a influenciar no desempenho das marcas. Por conta disso, nada menos que três modelos chegaram ao final do mês emparelhados na disputa pela vice-liderança, a Toro, o HB20 e a surpresa Fiat Mobi.

O carrinho de entrada da marca italiana teve uma segunda quinzena agitada, com mais de 4.300 emplacamentos, só atrás da Strada, que acumulava 5.960 unidades vendidas. A Toro, ao contrário, vendeu menos na segunda metade do mês, talvez por conta da troca de linha.

O Hyundai HB20 também perdeu fôlego nesse período. A situação até esta quinta-feira era a seguinte: Fiat Mobi – 6.546 unidades, Fiat Toro – 6.473 unidades, Hyundai HB20 – 6.466 unidades.

Correndo por fora temos ainda o Jeep Renegade, com 6.177 carros, o Onix, vice-líder de 2021, com 6.072 unidades, e o Gol, outro que teve uma 2ª quinzena mais forte, com 5.969 veículos no total.

Mês indica queda nas vendas

Tudo leva a crer que abril fechará com queda nos emplacamentos em relação a março. Com dois dias úteis a menos, este mês também sofre com o desabastecimento da rede de concessionárias e as medidas de distanciamento social.

Com exceção de alguns modelos como a Strada, o Kicks e a S10, que já estão num patamar mais alto que em março, muitos carros devem fechar com emplacamentos menores neste mês.

Ainda assim, haverá um crescimento significativo em relação ao acumulado de 2020 já que em abril do ano passado tivemos o pior resultado dos últimos tempos, com somente pouco mais de 51 mil emplacamentos, reflexo do início da pandemia.

Confira o ranking provisório dos 20 veículos mais vendidos em abril

Pos. Modelo Categoria 29 de abril Acumulado 2021 2ª quinzena abril 2ª vs 1ª 1ª quinzena abril
Fiat Strada Picape 12.007 40.876 5.962 98,6% 6.045
Fiat Mobi Hatch 6.546 24.070 4.309 192,6% 2.237
Fiat Toro Picape 6.473 24.036 2.759 74,3% 3.714
Hyundai HB20 Hatch 6.466 30.129 2.887 80,7% 3.579
Jeep Renegade SUV 6.177 25.287 2.769 81,3% 3.408
Chevrolet Onix Hatch 6.072 34.830 2.949 94,4% 3.123
Volkswagen Gol Hatch 5.969 24.982 3.284 122,3% 2.685
Hyundai Creta SUV 5.232 20.297 2.603 99,0% 2.629
Jeep Compass SUV 5.063 19.936 2.706 114,8% 2.357
10º Chevrolet Tracker SUV 5.048 21.091 2.360 87,8% 2.688
11º Chevrolet Onix Plus Sedã 4.663 23.743 2.424 108,3% 2.239
12º Fiat Argo Hatch 4.468 20.701 2.183 95,5% 2.285
13º Volkswagen T-Cross SUV 4.072 20.124 1.985 95,1% 2.087
14º Renault Kwid Hatch 3.792 17.687 2.096 123,6% 1.696
15º Nissan Kicks SUV 3.361 12.799 1.531 83,7% 1.830
16º Toyota Hilux Picape 3.208 12.404 1.566 95,4% 1.642
17º Volkswagen Nivus SUV 3.205 14.070 1.658 107,2% 1.547
18º Toyota Corolla Sedã 3.163 12.312 1.453 85,0% 1.710
19º Honda HR-V SUV 2.925 13.012 1.450 98,3% 1.475
20º Volkswagen Polo Hatch 2.375 10.466 1.112 88,0% 1.263

Fonte: Denatran. Valores até 29 de abril.

Veja outras colunas

VW Polo aparece à frente da picape Strada nos emplacamentos de fevereiro

24/02/2024 05h05

Modelo que foi líder entre os automóveis em 2023 superou o HB20, o mais vendido em janeiro. Veja números atualizados

Picape Titano será um desafio duro para a Fiat

12/02/2024 10h00

Veículo, que chega ao mercado em breve, vai disputar um cliente que não se rende apenas ao marketing agressivo da marca italiana

Tracker foi o carro que mais perdeu valor entre os mais vendidos de 2023; veja ranking

06/02/2024 09h48

Além do SUV com 19,1% de desvalorização, Onix e Strada vêm atrás, ambos com 16,1%