Na Argentina, jovens preferem VW; adultos optam por Fiat e Toyota

Empresa de inteligência de mercado analisa a preferência dos consumidores no país vizinho
VW Gol: boa participação de mercado junto aos jovens argentinos

VW Gol: boa participação de mercado junto aos jovens argentinos | Imagem: Divulgação

Levantamento interessante foi divulgado no fim da semana passada pela Siomaa, empresa de inteligência de mercado que agrega as informações sobre o mercado automotivo argentino.

Alguns pontos da pesquisa merecem destaque, como a notável evolução na participação de mercado de jovens entre 18 e 34 anos, que passou de apenas 0,3% há 12 anos para 9,8% observado ao longo do primeiro semestre de 2021.

De acordo com análise da Siomaa, um dos motivos para o fato reside na criação de novos empregos, em especial os relacionados com tecnologia, que melhoraram a “posição econômica” e o poder de compra da faixa etária em questão, analisa a empresa.

Entre os jovens, a marca Volkswagen é a que faz mais sucesso, liderando a preferência desse público na hora de escolher um automóvel 0 km. O VW Gol é o modelo mais escolhido pelos argentinos entre 18 e 34 anos, seguido pelo Fiat Cronos e o Peugeot 208, os dois últimos, inclusive, produzidos no país vizinho.  

Outro fato marcante é como as marcas Fiat, Toyota e Jeep ganham participação neste segmento. Ao mesmo tempo, observa-se também que Chevrolet e Ford perdem espaço entre os mais jovens do mercado”, aponta a empresa.

Entre o público classificado como “adultos” pelo levantamento (idades entre 35 a 49 anos), a preferência entre as marcas ficou com a Fiat, com o Cronos liderando as compras por esse perfil de consumidor na Argentina. 

Entre os adultos, a regularidade da Fiat, Toyota e Jeep se mantém ganhando espaço, aos quais a Nissan também adere. Enquanto isso, como entre os mais novos, a Chevrolet e a Ford estão perdendo espaço, principalmente na última metade de 2021”, analisa a Siomaa

Já entre os “idosos”, como a empresa especializada em dados de mercado agrupou os argentinos acima de 50 anos, a japonesa Toyota lidera a preferência com ampla vantagem para a Fiat. Os Toyota Etios e Yaris são os modelos da marca mais buscados por esse público. 

Além disso, como era de se esperar, os modelos de médio porte, um pouco mais sofisticados e em uma faixa de preço superior, são mais procurados por adultos e idosos”, conclui a responsável pelo levantamento.

Fiat Cronos 2021
Produzido na Argentina, Fiat Cronos é o automóvel de passeio mais vendido no país vizinho
Imagem: Divulgação