Na Austrália, alguns modelos da Hyundai podem pegar fogo até desligados

Hyundai recomenda ainda que os carros naquele país sejam mantidos fora de garagens e longe de materiais inflamáveis
Hyundai i30 2012

Hyundai i30 2012 | Imagem: Divulgação

Na Austrália, a filial da Hyundai está chamando quase 100 mil veículos para recall por lá. Três modelos que a marca ofereceu no mercado australiano estão envolvidos. O trio pode sofrer um curto-circuito e correm o risco de pegarem fogo mesmo quando totalmente desligados e estacionados. 

Os três modelos envolvidos são os Hyundai i30, Elantra e Santa Fe. São 68.765 unidades do hatch convocadas, fabricadas entre novembro de 2006 e dezembro de 2010. Para o sedã, 18.734 unidades do carro fabricadas entre agosto de 2005 e maio de 2011 estão envolvidas. Por último, o SUV teve 9.393 unidades convocadas para o recall, sendo elas fabricadas entre março de 2005 e setembro de 2009.

De acordo com a Hyundai australiana, os carros envolvidos na campanha de chamamento possuem uma placa de circuito de controle eletrônico do módulo de ABS defeituosa. Segundo a empresa, essa falha de fabricação do componente eletrônico pode gerar curto-circuitos nos componentes da placa caso sejam expostos à umidade. No início do ano, o mesmo defeito foi identificado nos EUA nos três carros. Por lá, foi convocado um recall também.

A solução que será utilizada pela Hyundai para os carros será a instalação de um relé para evitar que um pico de energia gerado pelo curto-circuito cause incêndios. Enquanto os carros não forem arrumados, a marca está recomendando que todos os i30, Santa Fe e Elantra envolvidos no recall sejam estacionados em locais abertos, fora de garagens e longe de materiais inflamáveis. 

Os três modelos citados também foram comercializados no Brasil. O Autoo entrou em contato com a Hyundai CAOA para saber se as unidades que circulam no país podem apresentar o mesmo problema, mas até o momento não obteve resposta. Assim que os representantes da divisão de veículos importados da Hyundai por aqui nos fornecerem um posicionamento atualizaremos a notícia.  

Atualização (14/05/2020 às 14h39): em resposta ao Autoo, a CAOA informou que até o momento não recebeu nenhuma notificação da Hyundai Motor Company (HMC) para a realização de recall ou qualquer ação semelhante envolvendo os modelos citados na notícia e que foram comercializados no Brasil.  

 

Hyundai Elantra 2016
Hyundai Elantra
Imagem: Divulgação

 

Assine a newsletter semanal do AUTOO!