Na Índia, Toyota e Suzuki preparam um rival para Hyundai Creta e cia.

Modelo será voltado para mercados emergentes, com foco no preço mais acessível
Perfil do Yaris Cross europeu: SUV compacto só para o mercado europeu

Perfil do Yaris Cross europeu: SUV compacto só para o mercado europeu | Imagem: Divulgação

Apuração relevante chega da Índia nesta semana. De acordo com a Autocar India, a Toyota e a Maruti Suzuki estão preparando uma parceria para atuar no segmento de SUVs compactos com um inédito produto desenvolvido de forma conjunta.

A novidade, no caso, seria um utilitário esportivo para disputar mercado com Hyundai Creta e outros SUVs de mesmo porte e faixa de preço. O modelo da Hyundai, em conjunto com o Kia Seltos, contam com excelente procura na Índia e demais fabricantes querem aproveitar a preferência do público local por modelos desse tipo.

É provável que o novo SUV compacto seja baseado na plataforma DNGA da Toyota, estrutura desenvolvida para automóveis com foco no preço final mais acessível e orientados aos mercados emergentes. Vale lembrar que, na Europa, a Toyota já conta com um interessante SUV compacto, no caso o Yaris Cross, porém sua concepção sofisticada pode torná-lo caro demais para que ele se mantenha competitivo em alguns países.

Enquanto a Toyota vai fornecer a plataforma, a Suzuki deverá responder pelos conjuntos mecânicos, no caso com o motor 1.5 aspirado e alguma opção turbo de maior desempenho.

Apesar da arquitetura e mecânica desenvolvidas em conjunto, o futuro SUV deverá adotar uma carroceria própria para cada uma das marcas, portanto com o design particular de Toyota e Suzuki.

A expectativa, contudo, é que o futuro rival de Suzuki e Toyota para o Hyundai Creta na Índia realize sua estreia no local por volta de 2022. Certamente é bom ficarmos de olho no projeto, uma vez que um SUV com essas características também seria uma alternativa muito viável das duas marcas para o mercado brasileiro. Vamos acompanhar!

Acima o Toyota Yaris Cross Hybrid europeu: projeto sofisticado - e caro - para mercados emergentes
Acima o Toyota Yaris Cross Hybrid europeu: projeto sofisticado - e caro - para mercados emergentes
Imagem: Divulgação
Assine a newsletter semanal do AUTOO!