Nissan apresenta o Ariya, seu primeiro SUV elétrico

Com visual semelhante ao conceito que lhe deu origem, utilitário esportivo promete até 610 km de autonomia com uma carga
Nissan Ariya 2021

Nissan Ariya 2021 | Imagem: Divulgação

No ano passado, a Nissan apresentou no Salão de Tóquio (JAP) o Ariya, um protótipo de carro elétrico para a empresa. Agora, a marca fez o lançamento oficial do modelo com o mesmo nome e mantendo as linhas do conceito, sendo que este novo Nissan Ariya será o primeiro SUV totalmente elétrico da empresa. Nos EUA, seu preço partirá de US$ 40.000, ou cerca de R$ 213,7 mil na conversão direta.


A novidade pode ser equipada com rodas de 19 ou 20 polegadas de diâmetro. A Nissan informa um comprimento de 4,64 m e 2,77 m de entre-eixos para o Ariya. O bagageiro pode oferecer 467 litros de espaço para bagagens se equipado com tração dianteira, mas o número cai para 413 litros se o SUV possuir tração integral.


Por dentro, a cabine do novo Nissan Ariya mostra duas telas digitais em destaque, sendo uma para os instrumentos e outra para a central multimídia. Entre os destaques tecnológicos do SUV estão equipamentos vistos também no Leaf, primeiro elétrico da história da Nissan. Um deles é o e-pedal, que permite uma condução utilizando-se apenas o pedal do acelerador com parcimônia. O outro é o Pro Pilot Assist 2.0, que agrega todas as tecnologias de auxílio à direção e permite condução autônoma em alguns casos com o motorista estando atento.


Itens como frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa, monitor de ponto cego e acionamento automático do farol alto também estão inclusos na lista de itens de série. Além disso, a central multimídia do Nissan Ariya não só se conecta com aplicativos como Android Auto e Apple Car Play, como também pode interagir com o Alexa, sistema da Amazon que também comanda funções via internet para a casa do motorista, além de organizar tarefas.

Nissan Ariya 2021
Nissan Ariya 2021
Imagem: Divulgação


Para mover o Nissan Ariya, os clientes têm duas opções de propulsão elétrica. A primeira conta com apenas um motor elétrico e tração dianteira, entregando 217 cv de potência e 30,5 kgfm de torque. A segunda já conta com dois motores elétricos, um em cada eixo, para fornecer tração integral e 394 cv de potência e 61,2 kgfm de torque.


Em ambos os casos, também existem duas opções para o conjunto de baterias. A primeira tem 63 kWh de capacidade, enquanto a segunda já eleva esse número para 87 kWh. Respectivamente, a autonomia é de 450 km e 610 km para a versão com um motor, ou 430 km e 580 para o equipado com dois motores. Os números seguem padrões de teste do Japão.


A previsão da Nissan é a de que o Ariya comece a ser vendido no Japão até a metade do ano que vem, com os EUA sendo atendidos até o final de 2021. Outros mercados, como o europeu, por exemplo, devem receber o primeiro SUV elétrico da história da marca nipônica apenas a partir de 2022. Ou seja, o Brasil certamente deve ir para o fim da fila do modelo.

Nissan Ariya 2021
Nissan Ariya 2021
Imagem: Divulgação

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa