Nissan está preparando substituto para o 370Z

Em linha desde 2009, novo cupê esportivo da marca nipônica pode trazer mais traços dos primeiros modelos da família Z
Projeção do artista gráfico Guillaume Lerouge para futuro esportivo da gama Z

Projeção do artista gráfico Guillaume Lerouge para futuro esportivo da gama Z | Imagem: Guillaume Lerouge

Produzido sem grandes alterações desde 2009, o Nissan 370Z está precisando de uma renovação mais profunda. Parece que a marca está escutando seus fãs e foi reportado que a empresa já estaria trabalhando em um substituto para seu cupê e que virá a ser a mais nova adição para a família Z de esportivos da marca.

De acordo com a publicação britânica Autocar, este novo modelo feito a partir do zero deve ser revelado dentre os próximos 12 meses e a expectativa é a de que seu nome será 400Z. A Nissan, ainda utilizando o nome Datsun, lançou o primeiro membro da família Z em 1969. Era chamado de Fairlady Z, ou 240Z dependendo do mercado onde era vendido.

De acordo com o site, este novo Nissan 400Z deverá fazer uso de um propulsor V6 dotado de dois turbocompressores para melhorar a os níveis de performance em relação ao predecessor. Hoje, o 370Z tem um motor 3.7 V6 aspirado. Se a lógica de nomenclatura do carro permanecer, é possível que o novo propulsor seja um 4.0.

Alguns concessionários norte-americanos da Nissan ouvidos pela Autocar tiveram acesso às primeiras premissas de design do 400Z e afirmaram que a marca japonesa voltou às raízes, trazendo uma dianteira de capô longo, inspirada pelo 240Z original, e lanternas traseiras com visual similar ao antigo 300ZX, bem largas e envoltas por molduras pretas que ocupam a porção superior da traseira de ponta a ponta. O artista Guillaume Lerouge preparou algumas ilustrações sobre o que imagina para o esportivo. 

Vale a pena ficarmos atentos para o futuro esportivo uma vez que a Nissan chegou a importar a gama Z para o mercado brasileiro. De 2004 a 2009 foi oferecido aqui o 350Z, sendo que, posteriormente, foi comercializado no Brasil o 370Z entre 2010 e 2014 inclusive em sua variante conversível Roadster. Até mesmo o 300ZX foi vendido aqui no começo da década de 1990. 

Projeção do artista gráfico Guillaume Lerouge para futuro esportivo da gama Z
Projeção do artista gráfico Guillaume Lerouge para futuro esportivo da gama Z
Imagem: Guillaume Lerouge