Nissan Kicks com novo visual e propulsão híbrida é revelado na Tailândia

Modelo passa a contar com o sistema e-Power oferecendo 129 cv de potência combinada
Nissan Kicks e-Power

Nissan Kicks e-Power | Imagem: Divulgação

Ótima notícia envolvendo o Nissan Kicks. A marca japonesa, como era previsto, revelou nesta sexta-feira (15) a inédita configuração híbrida e-Power para o SUV compacto. Em conjunto com o propulsor avançado, o Kicks também ganhou atualizações visuais concentradas em especial na dianteira. Clique na foto principal para acessar a galeria de imagens completa. 

O principal destaque do Kicks e-Power fica por conta do motor 1.2 tricilíndrico a combustão que atua em conjunto com o propulsor elétrico chamado pela Nissan de EM57. Ele agrega também um gerador e um inversor. De acordo com a Nissan, o Kicks e-Power entrega 129 cv de potência combinada e torque de 26,5 kgfm. Os números sinalizam um bom desempenho para o SUV compacto.

Um importante diferencial do conjunto e-Power vai para o fato do motor 1.2 atuar de forma estacionária, tendo a função apenas de carregar a bateria de lítio-íon de 1,57 kWh presente no sistema. Apenas o propulsor elétrico movimenta o carro, o que garante nível de emissões e consumo de combustível muito baixo. A Nissan, até o momento, não revelou as médias urbanas e rodoviárias do Kicks e-Power.

Assim como o elétrico Leaf, o Kicks e-Power contará com o “acelerador inteligente”, em que basta aliviar o pedal para o modelo reduzir progressivamente a velocidade, em alguns casos dispensando até o uso mais intenso dos freios. O Kicks e-Power oferece também um modo EV, em que apenas a eletricidade acumulada na bateria é usada para movimentar o carro. Também estão presentes no Kicks híbrido os modos Normal, S (esportivo) e Eco, em que o sistema otimiza a economia de combustível, regulando de uma maneira mais eficiente o uso da eletricidade que figura na bateria principal do sistema.

Falando um pouco da parte externa, como as fotos nos permitem constatar, as principais novidades que estreiam no Kicks e-Power ficam por conta da grade dianteira revista e mais encorpada, faróis e lanternas com visual retrabalhado e novos para-choques. Nas laterais, as rodas ganharam visual agressivo. De uma maneira geral, os aprimoramentos conferiram um ar mais esportivo ao SUV compacto.

Internamente, acrescenta a Nissan, o Kicks e-Power chega ao mercado com novo painel de instrumentos, tela da central multimídia atualizada, que passa a contar com 8”, e aprimoramentos para o volante e assentos.

Procurada pelo Autoo para informações locais sobre o Kicks e-Power, a subsidiária brasileira da Nissan emitiu um comunicado em que destaca que o SUV “é o carro mais vendido da Nissan na América Latina e no Brasil e bateu o recorde de vendas no país em 2019, o que reforça seu sucesso entre os consumidores. Não comentamos sobre projetos futuros, mas a Nissan continuará trabalhando para manter o modelo como um dos líderes do segmento”.

Durante o lançamento do elétrico Leaf no Brasil, contudo, o presidente da Nissan do Brasil, Marco Silva, respondeu após questionado pelo Autoo que a empresa tem nos planos oferecer um híbrido no Brasil com produção local por volta de 2022. De acordo com o executivo, em uma segunda etapa esse modelo também será flex e poderá aceitar etanol. Juntando os pontos, tudo leva a crer, ainda de forma não oficial, que o Kicks e-Power será esse modelo.

Na Índia também surgiram rumores de que o Kicks vai receber o motor 1.3 turbo desenvolvido pela aliança Renault-Nissan com a Daimler/Mercedes-Benz, o que certamente daria um novo fôlego ao SUV tanto no mercado asiático como em nosso país.

Resta saber se, aqui no Brasil, a Nissan vai aguardar a nacionalização do conjunto propulsor e-Power para lançar de forma simultânea as atualizações visuais para o Kicks ou elas chegarão um pouco antes. O motor 1.3 turbo da Renault-Nissan também seria uma adição bem-vinda, em especial considerando que ele será nacionalizado. Vamos seguir de perto todos os detalhes e reportaremos aqui no Autoo. Acompanhe!

Acima o conjunto propulsor híbrido presente no Kicks e-Power
Acima o conjunto propulsor híbrido presente no Kicks e-Power
Imagem: Divulgação

Assine a newsletter semanal do AUTOO!